top of page

Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas e Ouvidoria da Mulher, são instalados na paróquia São Francisco e Santa Clara


(Núcleo de mediação e práticas restaurativas, Ouvidoria da Mulher | Foto: MPMA)

A paróquia São Francisco e Santa Clara possue agora em sua região, no bairro da Divinéia, um Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas, onde funcionará também a Ouvidoria da Mulher, na Rua Maria Alice, nº 8, Divinéia, anexo à Igreja São Paulo Apóstolo, com um expediente de segunda à sexta-feira, de 8 às 15h.


O núcleo e a ouvidoria foram instalados em uma cerimônia no dia 18 de abril, com presença do pároco, padre Raimundo Meireles, Chanceler da Arquidiocese, religiosas da Congregação das Irmãs Mínimas do Sagrado Coração e ainda, do produrador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau e de membros do Ministério Público do Estado do Maranhão, entre eles, Sandra Elouf, ouvidora da mulher MPMA.



Em entrevista ao MPMA, padre Raimundo Meireles reforçou a importância da instalação dos dois serviços em sua área paróquial, como um serviço importante para atender a comunidade.

“Será de extrema importância para a comunidade pela possibilidade de resolver conflitos sem ter que recorrer à justiça, que é um processo mais lento e custoso”.

Sobre os Núcleos Comunitários Mediação e Práticas Restaurativas


Os Núcleos Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas, são instrumentos que obedecem à Resolução nº131/2023 e propõem oferecer alternativas na solução de problemas, tendo em vista a promoção da pacificação social e o fortalecimento das bases comunitárias no que dizrespeito à prevenção e solução de conflitos.


Ouvidoria da Mulher

Instituída em nível de Maranhão através do Ato Regulamentar 28/2022, a Ouvidoria da Mulher obedece à Resolução nº 77/2020 do Conselho Nacional do Ministério Público e tem como objetivo funcionar como um canal especializado de recebimento e encaminhamento às autoridades competentes de demandas relacionadas à violência e às violações de direitos contra a mulher.



Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas

Rua Maria Aline, nº 8, Divinéia

Expediente de segunda à sexta-feira, 8 às 15h

Telefone (98) 99113 4615

Comments


bottom of page