A paróquia São Francisco e Santa Clara possue agora em sua região, no bairro da Divinéia, um Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas, onde funcionará também a Ouvidoria da Mulher, na Rua Maria Alice, nº 8, Divinéia, anexo à Igreja São Paulo Apóstolo, com um expediente de segunda à sexta-feira, de 8 às 15h.
O núcleo e a ouvidoria foram instalados em uma cerimônia no dia 18 de abril, com presença do pároco, padre Raimundo Meireles, Chanceler da Arquidiocese, religiosas da Congregação das Irmãs Mínimas do Sagrado Coração e ainda, do produrador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau e de membros do Ministério Público do Estado do Maranhão, entre eles, Sandra Elouf, ouvidora da mulher MPMA.
Em entrevista ao MPMA, padre Raimundo Meireles reforçou a importância da instalação dos dois serviços em sua área paróquial, como um serviço importante para atender a comunidade.
“Será de extrema importância para a comunidade pela possibilidade de resolver conflitos sem ter que recorrer à justiça, que é um processo mais lento e custoso”.
Sobre os Núcleos Comunitários Mediação e Práticas Restaurativas
Os Núcleos Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas, são instrumentos que obedecem à Resolução nº131/2023 e propõem oferecer alternativas na solução de problemas, tendo em vista a promoção da pacificação social e o fortalecimento das bases comunitárias no que dizrespeito à prevenção e solução de conflitos.
Ouvidoria da Mulher
Instituída em nível de Maranhão através do Ato Regulamentar 28/2022, a Ouvidoria da Mulher obedece à Resolução nº 77/2020 do Conselho Nacional do Ministério Público e tem como objetivo funcionar como um canal especializado de recebimento e encaminhamento às autoridades competentes de demandas relacionadas à violência e às violações de direitos contra a mulher.
Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas
Rua Maria Aline, nº 8, Divinéia
Expediente de segunda à sexta-feira, 8 às 15h
Telefone (98) 99113 4615
Comentários