top of page

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, faz sua Páscoa definitiva aos 85 anos


(Foto: Canção Nova)

Na noite dessa segunda-feira (12) a Comunidade Canção Nova, Cachoeira Paulista (SP), anunciou a Páscoa definitiva de seu fundador, presidente da Fundação São João Paulo II, mantenedora do Sistema de Comunicação e obras sociais da Canção Nova, e reitor do Santuário Pai das Misericórdias, monsenhor Jonas Abib. O clérigo salesiano, de 85 anos de vida e 56 de vida sacerdotal (8/12/1964), havia recebido alta hospitalar recentemente, após uma sequência de internações advindas do tratamento de um câncer, diagnosticado no ano de 2021.


O velório começou na madrugada dessa terça-feira (13), e deve seguir até o dia 15 de dezembro, quinta-feira, no Centro de Evangelização Dom Hipólito de Moraes. Após o velório, o corpo será trasladado até o Santuário Pai das Misericórdias, com a primeira missa de corpo presente às 7h, a última missa às 15h, seguida dos encaminhamentos para o sepultamento.


Desde a segunda-feira à noite, quando em nota a comunidade CN confirmou o falecimento de monsenhor Jonas, uma grande corrente de manifestações de carinho, solidariedade, e condolências tomou conta das redes sociais brasileiras. Em nota, a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), diversas dioceses e arquidioceses, incluindo a de Lorena, a qual a Canção Nova integra, manifestaram solidariedade à família Canção Nova.


Também padres "midiaticos' como padre Paulo Ricardo, os padres dehonianos, Joãozinho scj, e Zezinho scj., e ainda, padre Eduardo Dougherty sj., fundador de Rede Século XXI, sistema de Comunicação que junto com a TV Canção Nova, representam as emissoras de inspiração católica com influência da espiritualidade da Corrente de Graça, no Brasil.



Monsenhor Jonas Abib na Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Monsenhor Jonas Abib esteve uma única vez na capital maranhense, por ocasião do Encontro de Pentecostes da RCC, na época em sua 3ª edição, Vinde a Mim.


(Monsenhor Jonas Abib, 3º Vinde a Mim, São Luís, MA | Foto: Arquivo RCC São Luís MA)




Padre Jonas Abib - o profeta do Amor


Em 1978, após passar pela experiência com o movimento da Renovação Carismática Católica (RCC), hoje chamada de Corrente de Graça, monsenhor Jonas fundou a Comunidade Católica Canção Nova, inspirado nas palavras do Santo Padre o Papa Paulo VI, que motivava os católicos a evangelizarem tendo como estratégia os meios de comunicação, denominados na época de meios de comunicação de massa (rádio e TV), e também, investindo na força, ousadia e fé dos jovens.


Da experiência nasceu a Fundação São João Paulo II, entidade que mantém o Sistema de Comunicação Canção Nova, hoje uma das grandes referências de comunicação na América Latina, e um dos grandes sistemas internacional de comunicação da Igreja Católica. Com atuação em ambientes online e off-line, utilizando, agora, não mais apenas o rádio e a TV, mas a internet, e as mídias digitais, tendo a TV como sua mídia regente.




Comments


bottom of page