Missionários combonianos do Sagrado Coração realizam 19° Capítulo Geral


(Imagem: Vatican News)

Até o dia 30 de junho de 2022, os Missionários Combonianos do Sagrado Coração de Jesus (MCCJ) realizam o 19° Capítulo Geral da congregação, que reuniu 69 participantes capitulares e quatro observadores. São ao todo 24 nacionalidades diferentes: africanos (30), europeus (28), americanos (11). Entrebos países de origem com mais capitulares são: Itália (13), Uganda (7), RD Congo (6), México, Espanha e Portugal.


Entre os participantes está um membro dos combonianos de nossa Arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre Raimundo Rocha dos Santos, da casa de missão no bairro da Vila Embratel.


(Padre Raimundo Rocha dos Santos, MCCJ, São Luís/MA)

Hoje, 18/06, os MCCJ tiveram audiência com o Santo Padre o Papa, que teve o discurso inspirado no tema do Capítulo: "Eu sou a videira, vós sois os ramos".


“Se estivermos bem presos à videira, a seiva do Espírito passa de Cristo até nós e qualquer coisa façamos trará fruto, porque não é obra nossa, mas o amor de Cristo que atua através de nós.”, recordou o Santo Padre.


Entre os assuntos abordados, Papa Francisco alertou sobre o perigo da "autoreferencialidade" e do que ele chamou de "inferno nas comunidades", as brigas, ciúmes e práticas de não amor entre os membros de muitas comunidades religiosas.


A audiência da conferência foi marcada pela fala do Papa sobre o "Estilo do missionário", como os missionários devem conduzir sua missão pelos continentes em que chegam. Devendo fugir do proselitismo religioso e seguir em uma postura de acolhida e de misericórdia.


“A misericórdia, a ternura, é uma linguagem universal, que não conhece confins”, afirmou o Papa.

O 19° Capítulo Geral dos Missionários Combonianos do Sagrado Coração de Jesus segue até o dia 30 de junh, assim, celebrarão juntos o próximo dia 24, Dia do Sagrado Coração de Jesus.