• Secom

Missa solene marca o encerramento do Festejo da Conceição 2019




Neste domingo 08, aconteceu ás 17h, missa solene do Festejo da Conceição 2019, na Praça Maria Aragão no centro de São Luís, seguida de procissão até o Santuário da Conceição no Bairro do Monte Castelo.


O tema do Festejo deste ano que norteia as celebrações e os encontros sempre com inspiração em passagens bíblicas marcadas pela presença de Maria, mãe de Jesus. Para esta edição os católicos são chamados a refletir sobre o trecho do Evangelho Lucas 1, 46B " A minha alma glorifica ao Senhor".


Ao levantar esse tema no Festejo da Conceição, a ideia é promover uma reflexão sobre a espiritualidade cristã. De acordo com o reitor do Santuário, padre Carlinhos Paris, scj, o projeto de reforma e ampliação do templo, mas , antes disso, é preciso uma reconstrução do que cada devoto ou devota tem por dentro.


" Não adianta eu ter um templo bonito e povo brigar. Então, vamos construir e nos reconstruirmos como templo, morada de Deus, do Espirito Santo, que acolhe também ao próprio Cristo, na Eucaristia, para que de fato, reconstruindo o que há dentro de nós, a gente construa o Santuário e seja uma casa acolhedora. Para isso, temos Maria presente em nosso meio; ela também nos educa a termos um coração aberto à graça de Deus", ressaltou o padre.


Em todas as atividades realizadas ao longo de 60 dias, desde o lançamento do Festejo, essa mensagem é compartilhada com os fies. As missas, romarias, visitas da imagem, no Encontro de Jovens com Maria (EJM) e nas celebrações da novena são oportunidades para que cada pessoa revisite sua vida e sua história, com preparação para glorificar ao senhor, como fez a Mãe de Jesus.


As homenagens são prestadas por católicos da Capital e de outros municípios maranhenses, que manifestam sua devoção à Imaculada e encontram no período do tradicional festejo um tempo de renovação da fé e da espiritualidade.



10 visualizações