Começou nessa sexta-feira (18) a XXXII Assembleia Aquidiocesana de Pastoral (AAP), na Casa de Retiro Oásis, Anil. O encontro mais importante da Igreja Católica da Arquidiocese reúne lideranças de todas as 57 paróquias, dividida em 10 Foranias, iniciou com 269 inscritos e 22 equipes de trabalho, que somam quase 70 pessoas responsáveis pelo andamento das atividades.
Padres, diáconos permanentes, seminaristas, religiosos e leigos estarão reunidos em um encontro que se debruçará em avaliação, estudo e planejamento.
O credenciamento dos delegados que participarão do encontro começou às 15h, e foi organizado por Foranias. Cada mesa de credenciamento foi identificada com uma bandeira representando seu respectivo santo padroeiro.
A missa de abertura do encontro aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Anil, e foi seguida de Procissão Luminosa onde os participantes seguiram rezando e cantando até a Casa de Retiro Oásis. No caminho, as famílias da redondeza acompanharam a procissão na porta de suas casas, e receberam uma benção de dom Gilberto, que caminhava entre o povo.
Após o jantar, houve momento de apresentação dos delegados no auditório principal do Oásis, onde se apresentaram por Foranias. Em seguida, houve a fala de dom Gilberto sobre a importância da Assembleia, e a explicação do Regimento, pelo padre Antônio José Soares, Vigário Geral da Arquidiocese. Por fim, padre Jadson Borba, Coordenador Arquidiocesana da Ação Evangelizadora Missionária, apresentou a dinâmica de convivência nos próximos dias de evento, concluindo assim a primeira noite.
Em sua fala, dom Gilberto ressaltou a importância da metodologia do encontro, que retoma suas atividades após dois anos de restrições pela pandemia.
"O percurso metodológico é uma mística da espiritualidade cristã. Não se trata de um caminho novo, mas, de um jeito novo de caminhar", ressaltou o pastor dom Gilberto.
No espaço do Oásis foi ainda preparado um espaço de livraria, venda de artigos religiosos e exposição, onde as paróquias poderão aproveitar para renovar a biblioteca de formações ou mesmo adquirir novo utensílios litúrgicos.
Comments