top of page

Missa presidida por dom Gilberto no Santuário de São José de Ribamar marca cerimônia de Titulação do Festejo como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, nesta terça-feira (7)


Nesta terça-feira (7), às 15h, no Santuário de São José de Ribamar, acontecerá a Missa e cerimônia de Titulação de Patrimônio Cultural Imaterial do Festejo de São josé de Ribamar. A Missa será presidida por dom Gilberto Pastana e a cerimônia de Titulação terá a presença do Governador do estado, Carlos Brandão, da secretária estadual de políticas públicas para as comunidades, Dra Helena Duailibe e tem expectativa de receber lideranças de todas as pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese.


O Festejo de São José de Ribamar foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial no dia 4 de abril deste ano, durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial do Maranhão, na Casa do Tambor de Crioula, Centro Histórico de São Luís.


Composto por membros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (Secma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Comissão Maranhense de Folclore e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conselho é o órgão responsável por estas decisões e decidiu, por unanimidade, parecer favoral ao pedido.


O dossiê sobre o Festejo em honra a São José de Ribamar que deu origem à aprovação do festejo como patrimônio cultural imaterial, foi elaborado pelo professor Mauro Augusto, paroquiano do Santuário de São José de Ribamar e devoto.




Comments


bottom of page