Missa na Catedral pelos 410 anos de São Luís reúne Prefeito e cidadãos em louvor a Deus pela data!

(Fotos: Afonso Barros, Pascom Santa Teresinha)

Na manhã dessa quinta-feira, 08/09, às 10h, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro, aconteceu a celebração da Missa pela Festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora e em Ação de Graças pelo aniversário dos 410 anos da cidade de São Luís. A missa foi presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, concelebrada pelo padre Roney Carvalho, cura da Catedral e auxiliada pelo diácono permanente Silvio Carlos Tavares.

A celebração contou com a participação da comunidade paroquial que acompanha as missas semanais na Paróquia. Somou à equipe de liturgia, o Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que proclamou a primeira leitura da da celebração. O canto litúrgico foi executado pela Schola Cantarum Vox Angelis, coral da Asssociação Ad Maiorem Dei Gloriam (AAMDG), grupo responsável pela Missa Tridentina na Arquidiocese.

A assembleia teve presença expressiva de famílias, que levaram suas crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, para louvar a Deus pelo dia do nascimento de Nossa Senhora (Festa da Natividade) e pelo aniversário da capital quatrocentenária, São Luís.

Na homilia, dom Gilberto Pastana lembrou que mesmo durante a comemoração de uma data civil, como aniversário de criação de uma cidade, o momento também é um motivo de reconhecer a ação divina nos fatos históricos celebrados.

Ao concluir, foi realizada a benção da imagem peregrina de Nossa Senhora da Vitória que deve visitar os paroquianos, instituições, escolas e comércios do Centro, até o festejo, que acontece no mês de novembro. A partir do próximo domingo, nas missas das 10h e na missa das 17h30 da Catedral, serão sorteados dois lugares que deverão ser visitados durante a semana. Para participar, os interessados devem se inscrever na secretaria da paróquia durante a semana. A Prefeitura de São Luís deve ser um dos lugares a ser visitado pela imagem de Nossa Senhora da Vitória.

No final da Missa, dom Gilberto pediu a intercessão de Nossa Senhora da Vitória pela cidade, ali representada pelo Prefeito Eduardo Braide e pela equipe da Prefeitura presente, entre eles: Esmênia Miranda, vice-prefeita e Marco Duailibe, Secretário de Cultura.

A programação civil em comemoração pelos 410 anos, organizada pela Prefeitura, incluirá shows voltados para o público católico, que devem acontecer domingo, dia 11 de setembro. Acompanhe a programação pelas mídias da Prefeitura.

--------------------------------------

Para seguir Schola Cantarum Vox Angelis, siga o arroba no Instagram @coralvoxangeli ou clique aqui.