top of page

Missa na Catedral de São Luís celebra Natividade de Nossa Senhora e 411 anos da capital maranhense


Na manhã desta sexta-feira, 8 de setembro, na Catedral Metropolitana de São Luís, Centro, aconteceu a Missa em intenção pela Festa da Natividade de Nossa Senhora e pelos 411 anos da fundação da capital maranhense, São Luís. No final da Missa, foi apresentada a identidade visual do festejo em honra da padroeira da Catedral, Nossa Senhora da Vitória, que acontecerá de 17 a 26 de novembro.


Presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, concelebrada pelo padre Roney Carvalho, cura da Catedral, pelo frei capuchinho João Carlos Franco OFMCap, e auxiliada pelo diácono permanente Silvio Tavares, da paróquia Nossa Senhora da Vitória, Centro.

(Na sequência, da esquerda para direita: padre Roney Carvalho, diácono Silvio Tavares, dom Gilberto Pastana e frei João Carlos Franco OFMCap)

A celebração contou com presença do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que participou da equipe litúrgica da Missa proclamando a primeira leitura. O Prefeito foi acompanhado pela primeira-dama, Graziela Braide e os filhos do casal, além da vice-Prefeita, Esmênia Miranda de secretários e gestores municipais.


(Dom Gilberto e equipe da Prefeitura presente na Missa dos 411 anos de São Luís | Foto: Ascom Arquislz)

Em sua homilia, dom Gilberto lembrou a mensagem que deixou em suas redes sociais na manhã desta sexta-feira, onde publicou o pensamento: "411 anos nos convidando: Quanto mais tu cuidas de mim, sempre mais, cuidarei de ti. Obrigado São Luís por me fazer viver" (Dom Gilberto Pastana, 8 de setembro de 2023, por ocasião do aniversário de 411 anos de São Luís).


(Mensagem de dom Gilberto em suas redes pessoais)


Santarense de natureza, dom Gilberto se tornou ludovicense no dia 6 de maio de 2022, quando recebeu o título de Cidadão de São Luís, proposição feita pelo vereador Daniel Oliveira (PL). Portanto, ao assumir o arcebispado, em 2021, dom Gilberto Pastana adota a cidade de São Luís em sua história e ele, por sua vez, entrou no coração dos ludovicenses.


Como chefe do governo eclesiástico, dom Gilberto responde pela Igreja local em 15 municípios, entre eles, a capital, sede metropolitana da Arquidiocese. Desde que chegou na cidade, o epíscopo mora e trabalha no Centro, no coração da cidade. Conhece, como pastor e como morador, as labutas, as dores e as alegrias do povo que por aqui transita. Por isso, em sua homilia, destacou a importância de se cuidar da cidade, de se ter um cuidado com a natureza.


Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, dom Gilberto, região da qual o Maranhão integra como parte da Amazônia legal, dom Gilberto deixou como mensagem o alerta sobre a importância de se cuidar da cidade. Alertou sobre o cuidado com os grandes empreendimentos industriais, sobre a necessidade de se pensar o humano para além do retorno financeiro, por vezes degradante para o meio ambiente e consequentemente, para a dignidade do ser humano. Por fim, convidou os presentes a cuidarem da cidade.


No final da Missa, o Prefeito e sua família receberam uma benção especial pelo aniversário de São Luís, representando toda a cidade.


(Eduardo Braide, Prefeito de São Luís , a primeira-dama, Graziela Braide e os filhos do casal, recebendo a benção em nome da cidade de São Luís | Foto: Secom Prefeitura de São Luís)

Domingo, dia 10, como parte da programação festiva do aniversário da cidade, acontecerá uma programação especial com show de atrações local e nacional, voltado para o público católico, a partir das 18h30.

留言


bottom of page