Missa dos Santos Óleos acontece na próxima quinta-feira (30) na Catedral Nossa Senhora da Vitória

(Dom Gilberto Pastana na Missa dos Santos Óleos 2022 | Foto: Ribamar Carvalho)

Na próxima quinta-feira (30), às 8h, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro de São Luís, haverá a Missa dos Santos Óleos, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, e concelebrada por todos os padres da Arquidiocese.

A Missa dos Santos Óleos, também chamada de Missa do Crisma, acontece tradicionalmente na Catedral, na Quinta-Feira Santa, e recebe este nome por ser momento da benção dos óleos usados nos sacramentos da Unção dos enfermos, Crisma e Batismo. Nela também ocorre a renovação das promessas presbiterais, onde os padres, diante do bispo, reafirmam os votos feitos no dia de sua Ordenação.

(Dom Gilberto Pastana e presbíteros na missa dos Santos Óleos 2022 | Foto: Ribamar Carvalho)

O motivo da antecipação da data na Arquidiocese de São Luís do Maranhã, se dá por questões geográficas. Sendo formada por 57 Paróquias e duas Quase-Paróquias, que compreendem 15 municípios quatro na região insular e 11, na região continental, caso ocorresse na Quinta-Feira Santa, os padres da região continental teriam dificuldades em organizar as celebrações da Semana Santa, devido o deslocamento.

Este será o primeiro ano que a Catedral Nossa Senhora da Vitória abrirá a missa para a participação do público, sem restrições, desde o início da pandemia da COVID-19. Contudo, levando-se em consideração a limitação física do espaço da Sé, a Missa será transmitida pelo canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Antecipada esta celebração, a Semana Santa segue suas datas normais, tendo início no dia 2 de abril, com o Domingo de Ramos, e seguirá com o Tríduo Pascal, dias 6, 7 e 8 de abril, concluindo no dia 9, com a missa de Domingo da Páscoa.

No site da Arquidiocese deverá ser divulgado os horários das programações em todas as Paróquias, Quase-Paróquias, Santuários e Igrejas do Centro de São Luís.

-------------------------------------------------------

O que? Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade.

Quando? Quinta-feira, 30 de março de 2023.

Que horas? 10h.

Onde? Igreja da Sé, Praça Dom Pedro II, Centro, São Luís, MA.

Canal do YouTube: Arquidiocese de São Luís do Maranhão (https://www.youtube.com/@arquislz)

Assine o canal da Arquidiocese e ative os sinos para receber notificações da Missa dos Santos Óleos