Missa dos Santos Óleos e da Unidade marca as vésperas da Semana Santa em São Luís



Realizada, geralmente, em algumas dioceses do Brasil, durante a quinta-feira santa, a missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade tem como marco a benção dos santos óleos (por isso o nome da celebração), que são usados nos sacramentos da Unção dos enfermos, Crisma e Batismo, e a renovação das promessas sacerdotais, onde os padres renovam os votos que fizeram diante do bispo no dia de sua ordenação.



Em São Luís (MA), devido à distância geográfica de algumas paróquias, que ficam fora da Grande Ilha do Maranhão, a celebração aconteceu na quinta-feira que antecede a Grande Semana, dia 07/04, na Igreja da Sé, às 10h e foi presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelos padres da arquidiocese, diáconos permanentes e contou também com a participação de catequistas, alguns representantes de pastorais, movimentos e fiéis paroquianos, que tradicionalmente participam da celebração.  


A missa foi transmitida pelo canal do YouTube da Arquidiocese, pela TV Nazaré e Rádio Educadora


Durante a homilia, Dom Gilberto ressaltou a importância dos sacramentos para a Igreja, da unidade com o clero e do período pascal que estamos prestes a ingressar, com o fim da Quaresma. 


No próximo domingo, 10 de abril, inicia-se a Semana Santa – A Grande Semana – e para saber os horários das celebrações os fiéis podem consultar as redes sociais ou secretarias de suas respectivas paróquias. Nas redes sociais oficiais da Arquidiocese, estarão disponíveis os horários da Catedral da Sé, onde o Arcebispo deverá estar presidindo. 

 

Texto: Virgínia Diniz

Fotos: Ribamar Carvalho