Missa de Votos Definitivos da Comunidade Católica Shalom: entenda o significado da cerimônia.


(Fotos: Comunidade Católica shalom)


Realizado na noite dessa terça-feira, 19/4, na Catedral de São Luís, com missa presidida pelo arcebispo, dom Gilberto, a Missa dos Votos Definitivos do Shalom tem um significado e valor enriquecedor para a Igreja.


Presentes há 26 anos na Arquidiocese de São Luís (MA), a missão do Shalom tem dado como frutos vocações matrimoniais, sacerdotais e também, um belíssimo trabalho de evangelização com a juventude, característica do Shalom enquanto Nova Comunidade da chamada Corrente de Graça da Igreja.


Para explicar o valor dos Votos Definitivos, conversamos com Rani, a responsável pela missão Shalom na capital maranhense:


ASCOM 1- O que significa os votos definitivos do Shalom?

Rani – As promessas definitivas no Carisma Shalom são a consumação de um caminho trilhado desde que a pessoa entrou na comunidade como postulante. Para isso, é feito um caminho de oração, formação, vida fraterna e evangelização, até o tempo em que a pessoa escolhe o estilo de vida consagrada para sempre! Isso ocorre quando ela – a pessoa - descobriu que aquela é a vontade de Deus para sua vida, a via para Deus fazer dele(a) uma pessoa feliz e santa!


ASCOM 2- Quantas pessoas irão fazer esses votos definitivos?

Rani - Serão seis irmãos: Lays, Marco, Pedro, Rebeca e Carlos, farão os votos como Comunidade de Aliança (pessoas que não moram na comunidade e possuem uma vida de leigo engajado na sociedade, sem morar nas casas de missão) e Ávila como Comunidade de Vida (leigos consagrados, que deixam a vida secular para viver o carisma Shalom dentro das casas de missão).


ASCOM 3- Como se dá a chegada de uma pessoa a esse estágio na vida da Com Shalom?

Rani - Para que hoje eles fizessem suas Promessas Definitivas, eles passaram pelo postulando, discipulado e pelas promessas temporárias. Cada nível formativo traz uma formação específica que engloba, em geral, a vivência dos conselhos evangélicos no espírito da nossa vocação! Há um forte apelo de Deus a uma evangelização viva, que envolve a vida, e não somente alguns momentos de serviço prestado à Comunidade. É o que difere os consagrados, os que são separados por Deus para servi-lO e anunciá-lO!


ASCOM 4- A comunidade Shalom celebrou ano jubilar em São Luís, quanto tempo estão aqui e como estão organizados?

Rani - Estamos em São Luís há 26 anos. Há hoje casas do Shalom nos bairros: Calhau, Cohatrac IV, Paranã e Cidade Operária. Nossas atividades apostólicas envolvem grupos de oração, seminários de vida no Espirito Santo, noites de louvor, missas, vocacional e eventos de pequeno a grande porte. Tudo inspirado por Deus para alcançar o povo ao qual Ele nos enviou! É uma alegria saber que esse ano voltaremos com o Halleluya! (devido às flexibilizações de restrições sanitárias em virtude da pandemia, antes havia proibição de eventos com aglomerações de pessoas).


No bairro Vila Palmeira, temos o Espaço de Paz. Trata-se de um lugar que acolhe crianças e adolescentes daquela região para oferecer a elas ensinos pedagógicos, oficinas socioeducativas e também, uma experiência delas com Deus!


ASCOM 5- Pode falar sobre a missa do discipulado e sobre a presença de um Diácono Permanente nessa turma?


Rani - A missa de discipulado é um marco importantíssimo na vida de quem caminha para a consagração. Nessa fase, eles recebem o TAU, o sinal da nossa eleição – do Shalom - em forma de cruz inspirada em São Francisco de Assis. O Diácono Celso Bastos pode testemunhar a eficácia da obra de Deus que age no meio de nós. Ele e tantos outros foram um dia evangelizados por pessoas que foram evangelizadas por outros... e assim nosso Carisma se mantém vivo! Nosso “ser Shalom” revigora nosso Ser Igreja porque essa é a nossa vocação!


Siga-os nas redes sociais:

Instagram: @shalomsaoluis, @juventudeshsaoluis, @mdancacash, @espacopazslz