
Aconteceu nessa última quarta-feira (28), na Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma, a missa de sétimo dia do padre canadense Fidel Donum, que há 63 anos dedicou sua vida no Brasil, de modo especial no Maranhão, entre a Diocese de Pinheiro e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre Marcelo Pèpin.
A missa que foi presidida pelo padre Raimundo Trindade, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, e concelebrada pelos padres: Carmelino Farias, Clemilton Moraes, Antônio José Costa, Rodrigo Gutemberg, Osvaldo Marinho. E auxiliada pelos diáconos permanentes Marcos Antônio Cruz e George Ferreira.

Participando na assembleia estavam amigos e dirigidos espirituais estavam presente no momento, que foi transmitido pelo canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, para que os amigos e irmãos do Canadá, assistissem.
Durante a homilia, padre Trindade recordou o trajeto de vida do padre Pèpin, quando por ocasião da encíclica Fidel Donum do Papa Pio XII, o presbítero canadense sentiu a vontade de partir em missão para a África, porém, acabou vindo para o Brasil, País igualmente carente de missionários.

Padre Trindade lembrou da trajetória do padre Marcelo Pèpin como formador de seminaristas, e de seus últimos dias e momentos aqui, onde adotou como sua família, os amigos que o acolheram, enquanto os seus familiares estavam distante, no Canadá. Na ocasião, padre Trindade também deixou um agradecimento especial a cuidadora do padre Pèpin, senhora Espírito Santo, que com tanta dedicação cuidou do presbítero até os seus últimos dias.

Na procissão do ofertório, foram entregues a estola do padre Marcelo, e suas sandálias, representando os pés desse missionário que foi tão longe para testemunhar o Amor de Deus.

No final da missa, o diácono Marcos Antônio, da Pastoral Familiar, movimento assistido pelo padre Marcelo Pèpin, onde o sacerdote chegou a ser padre referencial, em nível nacional, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.

Os que desejarem recordar a homilia podem acompanhar a gravação que ficou disponível no canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Veja mais registros do dia nas mídias sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.