top of page

Missa de sétimo dia reúne padres, amigos e dirigidos espirituais do padre Marcelo Pèpin no Cohafuma


(Amigos e dirigidos espirituais do padre Pèpin | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão | Adriana Duarte)

Aconteceu nessa última quarta-feira (28), na Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma, a missa de sétimo dia do padre canadense Fidel Donum, que há 63 anos dedicou sua vida no Brasil, de modo especial no Maranhão, entre a Diocese de Pinheiro e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre Marcelo Pèpin.


A missa que foi presidida pelo padre Raimundo Trindade, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, e concelebrada pelos padres: Carmelino Farias, Clemilton Moraes, Antônio José Costa, Rodrigo Gutemberg, Osvaldo Marinho. E auxiliada pelos diáconos permanentes Marcos Antônio Cruz e George Ferreira.


(Cléricos que concelebraram na missa de sétimo dia | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão | Adriana Duarte)

Participando na assembleia estavam amigos e dirigidos espirituais estavam presente no momento, que foi transmitido pelo canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, para que os amigos e irmãos do Canadá, assistissem.


Durante a homilia, padre Trindade recordou o trajeto de vida do padre Pèpin, quando por ocasião da encíclica Fidel Donum do Papa Pio XII, o presbítero canadense sentiu a vontade de partir em missão para a África, porém, acabou vindo para o Brasil, País igualmente carente de missionários.


(Padre Raimundo Trindade | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão | Adriana Duarte)

Padre Trindade lembrou da trajetória do padre Marcelo Pèpin como formador de seminaristas, e de seus últimos dias e momentos aqui, onde adotou como sua família, os amigos que o acolheram, enquanto os seus familiares estavam distante, no Canadá. Na ocasião, padre Trindade também deixou um agradecimento especial a cuidadora do padre Pèpin, senhora Espírito Santo, que com tanta dedicação cuidou do presbítero até os seus últimos dias.


(Espírito Santo, cuidadora do padre Marcelo Pèpin | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão | Adriana Duarte)

Na procissão do ofertório, foram entregues a estola do padre Marcelo, e suas sandálias, representando os pés desse missionário que foi tão longe para testemunhar o Amor de Deus.



No final da missa, o diácono Marcos Antônio, da Pastoral Familiar, movimento assistido pelo padre Marcelo Pèpin, onde o sacerdote chegou a ser padre referencial, em nível nacional, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.


(Diácono Marcos Antônio e esposa, Pastoral Familiar | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão | Adriana Duarte)

Os que desejarem recordar a homilia podem acompanhar a gravação que ficou disponível no canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.



Veja mais registros do dia nas mídias sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Comments


bottom of page