top of page

Missa de abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de São Luís do Maranhão reuniu 6 mil fiéis no Castelinho


(Ginásio Castelinho lotado de fiéis | Foto: Ribamar Carvalho)

O Ginásio Georgiana Plueger, Castelinho, transformou-se neste sábado (17), em um grande templo sagrado onde reuniu ao seu redor da mesa da Eucaristia 6 mil fiéis, das 57 paróquias e 2 Quase Paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, na Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024. A celebração foi presidida por dom Gilberto Pastana, concelebrada pelos padres da Arquidiocese e auxiliada pelos diáconos permanentes.


Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade foi "Fraternidade e Amizade Social" e o lema, "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8). Amizade Social é o tema abordado pelo Papa Francisco na encíclica de sua autoria, Fratelli Tutti, que traduzido para o português significa "Todos irmãos" e propõe aos fiéis se revestirem em laços de amizade e fraternidade, exprimentados por todos os homens e mulheres, mesmo com os que pensam diferente ou quiçá, professem até outra fé.


Em sua homilia, dom Gilberto concluiu falando sobre a Fratelli Tutti do Papa Francisco e reforçou, fazendo suas as palavras do Papa:

"Desejo, ardentemente, que nesses tempos, possamos fazer renascer uma sede de fraternidade...cada um com sua própria voz, mas todos 'irmãos'", enfatizou, dom Gilberto Pastana.


Para a celebração, 33 equipes e centenas de voluntários estiveram envolvidos na organização da celebração, que vem sendo preparada há três meses, teve acessibilidade com intérprete de Libras e participação de leitores surdos na celebração, como forma de inclusão, acolhimento e amor fraterno.


Para participar as paróquias se organizaram em caravanas e algumas, como a paróquia São Maximiliano Kolbe, contou com o próprio pároco, padre Gutemberg Feitosa, como um dos membros.


(Caravana da paróquia São Maximiliano Kolbe na Missa da CF2024 | Foto: Paróquia São Maximiliano Kolbe)

Anúncio do novo vigário arquidiocesano - padre Everaldo Araújo


Durante a celebração, foi anunciado a provisão que nomeia como novo vigário da Arquidiocese de São Luís do Maranhão padre Everaldo Araújo, paróco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro Histórico de São Luís e vigário da Forania Nossa Senhora da Vitória.


(Padre Everaldo Araújo, aora vigário da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e o arcebispo, dom Gilberto Pastana | Foto: Antônio Mota Neto)

O antecessor de padre Everaldo Araújo como vigário da Arquidiocese é o padre Antônio José Soares, pároco da paróquia São Paulo Apóstolo no Renascença.


A Missa contou ainda com cobertura das emissoras locais de televisão, para quem dom Gilberto realizou uma coletiva, concedendo entrevista sobre o tema aos presentes.



Após a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade, seguem as oficinas que estão sendo ministradas sobre a Campanha da Fraternidade. Desde 15 de janeiro até o início de março, serão 45 Oficinas na Arquidiocese.


As datas das próximas Oficinas realizadas pela Equipe de Campanhas, estão sendo divulgadas pelas redes sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, pelo arroba @arquislz


A celebração da Missa de abertura foi transmitida pelo canal de YouTube da Arquidiocese e ficará disponível para os que desejarem rever os melhores momentos.






コメント


bottom of page