Na manhã dessa quarta-feira (28), 300 jovens da missão nacional Jesus no Litoral (JNL), que desembarcaram na capital maranhense para seis dias de querigma, ação social e vivência fraterna, realizaram uma Serenata para o arcebispo, dom Gilberto Pastana, iniciando a programação desse ano da missão, em São Luís (MA). A ação aconteceu em frente a Catedral, localizada na praça Dom Pedro II, Centro da cidade, e ao som de músicas do rei Roberto Carlos - "Jesus Cristo" e "Como é grande o meu amor por você", os jovens renovaram diante de dom Pastana o amor pela Igreja e pelo Rei Jesus.
A missão JNL é promovida pela Renovação Carismática Católica (RCC), sob a coordenação do Ministério Jovem, serviço de evangelização da RCC voltado para essa faixa etária. No Brasil a missão acontece desde 2002, e no Maranhão, 2010, tendo sido o Estado o pioneiro a realizar a missão entre os da região Nordeste do País.
Nesse ano, participam da missão jovens das 12 Dioceses do Regional NE5, circunscrições eclesiásticas que compõem a Igreja do Maranhão (Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Balsas, Bacabal, Brejo, Carolina, Caxias do Maranhão, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Viana, Zé Doca).
Atualmente o MJ da RCC Maranhão é coordenado pelo jovem Júnior Oliveira, da Diocese de Bacabal, que relatou ter se emocionado com a experiência vivida Serenata para o arcebispo.
"A experiência com dom Gilberto foi incrível! Sentimos, de fato, que a Igreja é missionária e ama a juventude. Acredito também que foi um momento histórico, nunca havia presenciado um momento como esse com o arcebispo (dom Gilberto)", declarou Júnior Oliveira, ressaltando que se sentiu muito acolhida por dom Gilberto.
Ao acolher os jovens, dom Pastana motivou-os a seguirem nesses dias de querigma, e reforçou: "Continuem o trabalho realizado aqui, em suas paróquias"! Referindo-se à importância de se dar continuidade à ações como essas na realidade local de cada uma das dioceses e paróquias que os jovens representam.
Legado do JNL
O pedido de dom Gilberto já é experimentado pelos jovens no Maranhão. É o que se constata com pessoas como o jovem padre Mário Roberto de Mesquista Martins, sacerdote paulino, ex-coordenador arquidiocesano do Ministério Jovem em São Luís do Maranhão, que hoje mora em São Paulo (SP), mas está de férias em São Luís (MA).
Padre Mário encontrou com os missionários quando estava na Cúria em visita a dom Gilberto Pastana. Ao olhar os 300 jovens e o carro de som, aproveitou para dar seu breve testemunho, de jovem que participou da primeira edição da missão JNL no Maranhão, e deixar palavras de força, além de uma benção.
Padre Mário ressaltou que todas as expressões eclesiais (e não apenas a RCC), buscam promover esse encontro pessoal com Cristo, porém, recordou com carinho que a decisão pela vocação presbiteral se deu quando ainda participava do MJ. Assim, recordou o Ano Vocacional (2023), e reforçou que momentos como esses, ajudam no processo de discernimento quanto vocação pela juventude.
Agora, já padre, pondera a importância da assistência dos presbíteros aos missionários:
"Nós padres podemos apoiar de diversas formas esse projeto. Em primeiro lugar com as orações, depois, é previsto durante o projeto momento de confissões, adoração eucarística, missas...o apoio do padre é importante para o projeto e para os jovens que participam", recordou padre Mário, lembrando, também, a importância de se ajudar financeiramente os jovens, que muitas vezes ainda não trabalham e têm dificuldades para assumir a missão.
Sobre a missão Jesus no Litoral
Conhecida em todo o Brasil, a missão JNL acontece anualmente, em sua maioria nos períodos de férias, durante o mês de julho ou durante as festas de final do ano. O projeto nasceu inicialmente no Paraná, como resposta ao apelo do Papa João Paulo II, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Toronto (Canadá), que convocava os jovens a evangelizarem colocando à disposição da graça de Deus as características peculiares da idade: ousadia, alegria, disposição, coragem, força, e fé.
Assim, os jovens paranaenses pensaram em uma missão que acontecesse em um lugar de período de grande concentração de pessoas, e em um período onde as pessoas estariam mais abertas a ouvirem uma mensagem de esperança e de amor. Pesquisas inclusive relatam que o final do ano é um período em que muitas pessoas tendem a ficar depressivas ou até desesperadas (leia mais aqui).
Com o passar do tempo, além de momentos de espiritualidade, a missão passou a acrescentar programação esportiva, cultural, e ações de cunho social, com vista a promoção da dignidade humana, como visitas em hospitais, atendimento com cuidados de higiene pessoal e distribuição de roupas e alimentos para população em situação de rua
Programação JNL 2022/2023 Maranhão
A missão JNL é composta por uma mescla de atividades, umas fechadas, apenas para os missionários, e outras abertas ao público.
Abaixo, segue programação desse ano, que deve acontecer em três dos quatro municípios que compõem a Ilha do maranhão.
QUINTA-FEIRA - 29/12
Campo de missão: Praia da Raposa
Atividades: Evangelização - Serenatas ; Querigma nas praças e beira-mar
5h30– Arrastão com serenatas
20h - Nitght of Joy – Noite da Alegria com DJ Moisés (vencedor do prêmio nacional Troféu Louvemos o Senhor 2022) -Atividade fechada para os missionários.
SEXTA-FEIRA - 30/12
Campo de missão: Praia do Araçagi
Atividades: Querigma na Praia do Araçagy; Evangelização criativa (na praia), Serenatas (praia) e missão no Hospital Materno Infantil.
Missão em Paço do Lumiar
Missão na Paróquia São João Batista, Recando dos Vinhais (Querigma e ação social): Igreja Nossa Senhora Aparecida(VILA Cristalina - referência atrás do Shopping da Ilha) com distribuição de roupas e alimentos / Missão Igreja Divino Pai Eterno.
Evangelização na Rodoviária de São Luís
Encerramento das atividades do dia Noite de Louvor, 18h30
SÁBADO - 31/12
Campo de missão: Avenida Litorânea.
Atividade: Virada do Ano com Jesus (21h) e missa de encerramento da missão Jesus no Litoral (22h30).
*Programação atualizadapela coordenação do evento em 29.12.2022
Siga as redes sociais de cobertura da missão: @rccmaranhaooficial
Comentários