top of page

Ministros da Celebração da Palavra iniciam programação arquidiocesana 2024, sábado (13)



A comissão arquidiocesana dos Ministros da Celebração da Palavra (MCP), realizarão sábado (13), das 14h às 18h, a primeira reunião do ano de 2024, que acontecerá na Igreja Matriz da paróquia São José e São Pantaleão, Centro. Este será o primeiro de três encontros, em nível arquidiocesano, que realizarão neste ano, sendo os próximos nos meses de junho (8) e setembro (14).


Na programação, haverá a palestra "Ministério da Celebração da Palavra na Quaresma e Campanha da Fraternidade", que será ministrada por Carlos Alves Júnior, da paróquia Sant'Ana. Além do momento de formação com a palestra, os ministros farão a organização das atividades para o ano de 2024.


(Carlos Alves Júnior, Ministro da Celebração da Palavra, Paróquia Sant'Ana | Foto: Pascom Sant'Ana)

Nesta programação, já estão definidos os três encontros arquidiocesanos durante o ano:


1º Encontro dos MCP 2024

Data: 13 de janeiro, sábado

Local: Auditório da Igreja matriz da paróquia de São José e São Pontaleão 

Horário: 14h às 18h.


2⁰ Encontro dos MCP 2024

Data: 8 de junho, sábado

Local: Ainda não divulgado

Horário: 14h às 18h


3⁰ Encontro dos MCP 2024

Data: 14 de setembro, sábado

Local: Ainda não divulgado

Horário: 14h às 18h


Sobre o Ministério da Celebração da Palavra na Arquidiocese de São Luís do Maranhão


Além de ajudar na evangelização, os leigos, homens ou mulheres, são chamados a ajudar os ministros ordenados nas atividades que não exigem o sacramento da Ordem. Nessas atividades estão inclusas os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, os Ministros Extraordinários das Exéquias e os Ministros da Celebração da Palavra.


Para isso, precisam ser preparados com uma formação específica, de acordo com o ministério que serão inseridos, sendo acompanhados pela Diocese ou Arquidiocese que participam.


Walter de Carvalho Júnior, coordenador dos Ministros da Celebração da Palavra na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, fala sobre o perfil dos batizados e crismados que assumem esta função:

"Deve ser um fiel cristão atuante, que tenha bom testemunho de vida, ter mais de trinta anos de idade, ser indicado pela comunidade aprovado pelo pároco  e passar por um curso de formação específica para o exercício do Ministério da palavra de acordo com o Diretório Arquidiocesano do MCP", explica Walter Júnior.

No sistema de organização da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, todas as pastorais devem se organizar em forma de Comissões arquidiocesanas. Essas Comissões dever ser formadas por um coordenador forâneo de cada uma das 10 Foranias da Arquidiocese.


Em São Luís do Maranhão, o MCP está presente em 7 das 10 Foranias:


  1. Forania Nossa Senhora de Nazaré

  2. Forania Nossa Senhora da Conceição

  3. Forania Anjo da Guarda

  4. Forania São Judas Tadeu

  5. Forania São Cristovão

  6. Forania São Luís Rei de França

  7. Forania Nossa Senhora da Vitória


Walter Júnior, falou à nossa equipe sobre o cenário e missão dos ministros na Arquidiocese:


"Para o ano de 2024, temos como proposta consolidar a organização e formação continuada dos MCP. Em nível arquidiocesano, de foranias e nas paróquias, para contribuir de forma mais eficaz com o processo de evangelização de acordo com o Plano Pastoral de nossa Igreja. Percebemos um cenário muito favorável para a nossa participação na articulação das comunidades eclesiais missionárias, celebrando a palavra de Deus em todos os espaços, seja nas reuniões com famílias, nos encontros de ruas, no envolvimento com a Campanha da Fraternidade, o Natal em família, as festas dos padroeiros e demais atividades pastorais de nossa igreja. Além de presidir Celebrações da Palavra dominicais, quando necessário", enfatiza Walter Júnior, coordenador arquidiocesano dos Ministros da Celebração da Palavra em São Luís do Maranhão.

Walter pontuou ainda que existem alguns desafios que são inerentes ao ambiente urbano da missão em uma metrópole como São Luís, "as moradias verticais, o culto ao individualismo, a violência típica dos grandes centros". E reforçou: "Estamos firmes com o auxílio da Trindade Santa, no anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos colocando sempre a serviço do Reino de Amor, justiça e paz!", conclui.


Para mais informações sobre como participar do Ministério da Celebração da Palavra na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, entre em contato:


Ministério da Celebração da Palavra

Walter de Carvalho Júnior

(98) (98)98824-2601












bottom of page