Mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadados no lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

(Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade no Multicenter SEBRAE | Foto: Ribamar Carvalho)

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou neste sábado (25), no Multicenter SEBRAE, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, que neste ano traz como tema "Fraternidade e Fome", e como lema "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16). A missa reuniu mais de 2.000 fieis no Multicenter SEBRAE, e arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos, que serão doados para três paróquias na Arquidiocese, situada em regiões de vulnerabilidade social: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Coroadinho, Divino Espírito Santo, no bairro Liberdade, e Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, no Parque Timbira.

Toda a celebração foi transmitida pela TV Nazaré, canal 43.1, Rádio Educadora 560Khz, e pelo canal do YouTube da Arquidiocese. O conteúdo ficará disponível no canal, para aqueles que quiserem rever. A celebração contou com intérpretes de libras voluntários, que integram a Pastoral do Surdo na Arquidiocese, e têm colaborado com a evangelização neste segmento da sociedade.

(Intérpretes de libras no lançamento da CF2023 e surdos que participaram da missa | Foto: Gabriel Aquino, Pascom Paróquia São Maximiliano Kolbe)

Todas as 10 Foranias, que reúnem as 57 Paróquias, e uma quase Paróquia, abrangendo 15 municípios que compõem a Arquidiocese, estiveram presentes no Multicenter SEBRAE para participar deste momento da Igreja no Brasil, que inicia na Quaresma e termina no Domingo de Ramos, com a coleta nacional. O valor arrecadado pela Coleta da CF2023, terá 60% de seu valor doado para projetos locais, na Arquidiocese, voltados para ações de combate a fome.

(Caravana da Paróquia São Maximiliano Kolbe | Foto: Gabriel Aquino, Pascom Paróquia São Maximiliano Kolbe)

Em sua homilia, dom Gilberto Pastana lembrou que a fome é uma necessidade do ser humano, e que sem alimento, não se pode viver. E falou de outras necessidades humanas fisiológicas, necessidades de justiça, necessidade de alimentar a alma com o belo, com a arte, necessidade de transcendência.

"O ser humano não se contenta com sua própria humanidade incompleta, deseja o infinito, deseja o transcendente, deseja o Reino, tem fome e sede de Deus", pontua o epíscopo, que reforçou que em certa medida, a fome, possui um aspecto pecaminoso, e por isso, requer que cada cristão investigue em si o que pode fazer para ajudar os que precisam de comida.

Antes de terminar a missa, dom Gilberto agradeceu e rezou pelas 46 equipes de trabalho, que com mais de 400 voluntários estiveram envolvidos na preparação para cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade em nível Arquidiocesano, e os enviou, assim como os demais presentes, para que façam acontecer a CF2023 em suas paróquias e em suas realidades.

Em seu agradecimento, padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária, que está à frente da Equipe de Campanhas, e da Campanha da Fraternidade falou do mandato de Jesus, e a relação com cada batizado.

(Padre Jadson Borba, durante agradecimento | Foto: Gabriel Aquino, Pascom Paróquia São Maximiliano Kolbe)

"Deus nos deu a possibilidade de servir a sua Igreja. A Campanha da Fraternidade 2023 acontece em um tempo frutuoso em nossa Igreja...a passagem de inspiração da Campanha da Fraternidade tem um convite, mas, sobretudo, uma responsabilidade, que ele confere a cada discípulo e a cada discípula, e nós somos hoje eles, que recebem esse 'dai-lhes vós mesmos de comer'...a CF2023 é para se viver em nossas comunidades, em nossas paróquias, em nossa família, em nossa igreja, pastorais, movimentos, nas mais diversas expressões eclesiais. Devemos sair hoje daqui nos sentirmos responsáveis em animar a Campanha da Fraternidade em nossas comunidades", pediu aos presentes padre Jadson Borba.

A programação de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 na Arquidiocese de São Luís, seguiu no domingo, 26, na região continental, Forania São Benedito, com missa e colóquio reunindo as 10 paróquias, e uma quase paróquia nas atividades.

Após a abertura, as Oficinas da Campanha devem seguir, nas paróquias que ainda não realizaram, e o tema deverá seguir sendo trabalhado na Arquidiocese, durante todo o ano, mesmo após a coleta nacional.