top of page

Maior encontro de carismáticos do Maranhão acontece neste final de semana em São Luís (18 a 20/8)


(Imagem: Divulgação)

De 18 a 20 de agosto, a cidade sede da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, São Luís, será a capital dos carismáticos na 13ª edição do Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC), que tem como tema "Fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder" (Ef 6, 10) e será norteado também pelo tema geral da RCC Brasil “Desperta tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará’’ (Efésios 5,14b)”. Com edições bienais, o Congresso acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na cidade universitária dom Delgado, Vila Bacanga.


A Missa de abertura será sexta-feira (18), às 19h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo, presidida pelo padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária.


(Padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária)

Nos dias 19 e 20 a programação segue na UFMA, incluindo o Congressinho, congresso dedicado para crianças de 1 a 10 anos de idade e para adolescentes de 11 a 15 anos. Até esta quarta-feira (16) já haviam 2.520 inscritos no evento, sendo 2.295 adultos e 147 crianças e 73 adolescentes.


O objetivo do Congresso é reunir lideranças e participantes do movimento, além de pessoas interessadas em conhecer a espiritualidade da RCC, para momentos de formação, oração, aprofundamento e unidade com a vida e dinâmica do movimento.


Tendo como linha central das reflexões sobre tema do ano vivido pela RCCBrasil, o Congresso terá entre os pregadores a presença do arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, presidente do Regional NE5 da CNBB, que compreende a Igreja do Maranhão, de Vinícius Simões, presidente da RCC Brasil e Luzivane Galvão, presidente da RCC Maranhão.



A Renovação Carismática Católica em números no Congresso


Todos os 12 Presidentes da RCCMA, representantes das respectivas diocese do Maranhão estarão presentes:


Arquidiocese de São Luís do Maranhão (anfitrião do evento): Gleyvison Cunha

Diocese de Bacabal, Leandro dos Santos

Diocese de Balsas, Aline Lima

Diocese de Brejo, Renato

Diocese de Carolina, Jardeil de Araújo

Diocese de Caxias do Maranhão, João Alves

Diocese de Coroatá, Ana Cláudio

Diocese de Grajaú, Maria Valdiney

Diocese de Imperatriz, Ítalo Sales

Diocese de Pinheiro, Graciel Barbosa

Diocese de Viana, Gilson Soares

Diocese de Zé Doca, Camila Carvalho


Um outro número importante de ser lembrado são os grupos de oração da RCC. Lugar onde, semanalmente, renova-se e se propaga a graça espiritualidade da RCC, o Batismo no Espírito Santo e a Cultura de Pentecostes. O grupo de oração, carinhosamente chamado de GO, é considerado a porta de entrada para o movimento.


(Gleyvison Cunha, presidente arquidiocesano da RCC de São Luís do Maranhão)

"Nossos grupos de oração são o nosso tesouro, que podem ser comparados também a um 'hospital de campanha'. Todas as semanas, pessoas nas mais diversas condições e estágios na fé chegam em nossos grupos para poderem ter um encontro pessoal com Deus através do Batismo no Espírito Santo (BES) e a partir dele, buscarem um caminho de conversão e santidade. O BES nos ajuda inegavelmente na graça de cumprirmos as promessas do nosso batismo sacramental no dia a dia, na família, no trabalho, nas universidades, em sociedade de modo geral. Missão que sozinhos, às vezes, falimos ao executar", pontua Gleyvison Cunha, presidente da RCC na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Em números, no estado do Maranhão, a Renovação Carismática Católica possui 349 grupos de oração:


  • Arquidiocese de São Luís do Maranhão - 69

  • Bacabal - 41

  • Balsas 9 (2 inativos), 3 processo de abertura (novos)

  • Coroatá - 21

  • Carolina - 12

  • Caxias - 22

  • Zé Doca - 9

  • Grajaú - 14

  • Viana - 48

  • Pinheiro- 8

  • Brejo - 26

  • Imperatriz - 70

Esses grupos de oração são auxiliados com um grupo de pessoas que voluntariamente se dedicam nos mais diversos trabalhos de atuação na evangelização e missão chamados Ministérios. Em nível nacional existem 15 ministérios e a RCC Maranhão possui 12 deles implantados:


o Música e artes

o Pregação

o Formação

o Crianças e adolescentes

o Famílias

o Promoção humana

o Intercessão

o Oração por cura e libertação

o Jovens

o Universidades renovadas

o Comunicação social

o Fé e politica


A RCC na Arquidiocese de São Luís do Maranhão


Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a RCC existe desde a década de 1980. Atualmente, possui 69 grupos de oração, incluindo neste número grupos paroquiais e grupos de oração universitários (GOU). Possui 11 dos 12 ministérios presentes no estado:


o Música e artes

o Pregação

o Formação

o Crianças e adolescentes

o Famílias

o Promoção humana

o Intercessão

o Oração por cura e libertação

o Jovens

o Universidades renovadas

o Comunicação social


Um elemento a se destacar é a sede da RCC, Associação Cristo Rei, localizada no bairro Angelim. Com início de sua construção no ano de 1986, tendo sido inaugurada para Missas e as chamadas Manhãs de Louvor (momentos de reunião de todos os grupos de oração da cidade), em 1997, a sede da RCC realiza um importante serviço social à comunidade de São Luís.


Sua relevância pelos serviços prestados, tanto de assistência religiosa quanto social, deu a ela, no ano de 2000, a honraria de por meio de um decreto municipal, dar nome a Praça do Viva Angelim, que desde então chama-se Praça Cristo Rei.


A sede da RCC possui auditório, salas para formações e um espaço para encontros com capacidade para mais de 2.500 pessoas. Semanalmente acontecem os seguintes serviços:


o Atendimento psicológico

o Aconselhamento e oração

o Atendimento a casais

o Aulas de canto, violão e teclado

o Atendimento jurídico

o Atendimento nutricional


Com uma característica particular associada ao movimento pentecostal católico, com forte tendência para reunir multidões em seus eventos, a RCC da Arquidiocese possui em seu calendário anual alguns eventos fixos que já ocorrem há mais de 26 anos:


1- Virada do Ano com Jesus no Litoral - encontro realizando na virada do ano civil antecedida por missão estadual dos jovens.


2- Rebanhão - encontro no período do carnaval


3- Vinde a Mim - Encontro de Pentecostes


4- Vem pra Cá- Acampamento para jovens


Os interessando em participar do 13º Congresso Estadual da RCC podem fazer suas inscrições no link disponível neste artigo ou no local do evento.




8º Congresso Estadual da RCC Maranhão

Data: 18 a 20 de agosto de 2023.

Missa de envio: dia 18, às 19h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo,

Congresso: 19 e 20, Centro de Convenções da UFMA, Cidade universitária dom Delgado, Vila Bacanga.

Inscrições: R$ 70,00. Link da inscrição: https://forms.gle/24urNKMF4gGJUPbCA

Congressinho: R$15,00. Link: https://forms.gle/s4g4GAnLymMtuBbM9


Endereço do Centro de Convenções da UFMA:




Siga a RCC Maranhão nas redes sociais:



RCC São Luís:

Assessoria de comunicação: (98) 98431 4284


bottom of page