• Secom

Lançamento do livro Quando a Palavra Encontra a Vida de autoria do bispo emérito de Viana


Nesta quinta-feira 12, foi lançado no auditório do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - Faculdade Católica (IESMA), o livro Quando a Palavra Encontra a Vida, de autoria do bispo emérito da Diocese de Viana, dom Xavier Gillies. A obra originalmente foi escrita em francês e conta com a tradução para o português feita pelo padre Cláudio Zanoni.


Padre Cláudio, declara que a iniciativa para o surgimento do livro foi justamente por conta de dois sobrinhos de dom Xavier que atualmente vivem na França e destacou que o mais interessante durante seu projeto de criação, foi a tradução do francês para o português que durou cerca de quatro meses, e o acontecimento mais difícil foi encontrar os documentos originais.


A caminhada de dom Xavier


Dom Xavier tem uma história marcada pela luta a favor dos Direitos Humanos. Foi Coordenador Estadual da Comissão Pastoral da Terra e das CEBs do Maranhão (1980-1982); Secretário Nacional do Comitê Episcopal França- América Latina entre 1982 e 1988; Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em São Luís entre (1989-1994); Reitor e paróco de São José de Ribamar (1993-1995).


Em 1995 foi nomeado bispo auxiliar de São Luís, função na qual permaneceu em 1998. Neste cargo foi Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís e moderador da Cúria Metropolitana. Em 1998 foi nomeado bispo da diocese de Viana.


Atuou como bispo referencial pela CEBs no Maranhão. Trabalhou na Comissão Episcopal do Seminário Interdiocesano e do Centro Teológico do Maranhão (SISA e CETEMA). Exerceu a função de juiz do Tribunal Eclesiástico, bispo referncial pelo Clero do Regional Nordeste 5, da CNBB e Capelão do Hospital Aquiles Lisboa. Foi responável também pelo bispo que acompanha as Pastorais Sociais do Maranhão sendo vice-presidente do Regional.

18 visualizações