A Arquidiocese de São Luís do Maranhão realiza nesta quinta-feira (4), às 10h, na Cúria Metropolitana, Praça Dom Pedro II, Centro, o lançamento da identidade visual da Solenidade de Corpus Christi 2024. Neste ano, a concepção da identidade visual tem inspiração no trecho do Evangelho “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15), que tem como mote o tema da Campanha da Fraternidade 2024, “Fraternidade e Amizade Social”. A Solenidade acontecerá no dia 30 de maio, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís, com Adesivaço no dia 28 de abril e realização do Tríduo Eucarístico – tradicional preparação para a Solenidade – nos dias 21, 22 e 23 de maio.
Além da parte espiritual, os fiéis são convidados a contribuir com um gesto concreto, levando 1 kg de alimento ou mais, cuja a arrecadação será doada para paróquias que possuem comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além disso, acontece a venda do Kit Corpus Christi, que não está condicionado à participação, porém, o valor arrecadado é destinado às atividades pastorais da Igreja. Neste ano, o kit Corpus Christi contempla: Camiseta Corpus Christi, vela, protetor de vela, livro de celebração e balão. A venda acontece nas secretarias paroquiais da Arquidiocese e nas livrarias católicas.
Em 2024, a Solenidade ganha um reforço que deve aumentar a participação dos fiéis. Considerado dia de preceito pela Igreja Católica, até então, a data era feriado facultativo no estado, o que impedia, de certa forma, não somente os servidores públicos, mas, os trabalhadores do comércio de participarem. Porém, no dia 6 de março deste ano, o Tribunal de Justiça do estado do Maranhão (TJMA), considerou constitucional a lei nº 11.539, de 21 de setembro de 2021, que institui o dia de Corpus Christi como feriado cultural no estado do Maranhão. Com isso, a expectativa da organização é reunir cerca de 22 mil pessoas para a Missa campal, procissão luminosa e Benção com o Santíssimo Sacramento.
Depois da Campanha da Fraternidade, Corpus Christi é o momento em que as toda Igreja local – formada por 59 paróquias, com 72 expressões eclesiais – é convidada a se reunir em uma única celebração. Dessa forma, a Solenidade congrega fiéis dos 15 municípios que estão dentro do território geográfico da arquidiocese: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Cachoeira Grande, Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Icatu, Axixá, Morros, Humberto de Campos, Presidente Juscelino, Santo Amaro e Primeira Cruz.
“Na Solenidade de Corpus Christi, a Igreja manifesta publicamente a sua fé em Jesus Eucarístico. Isso é um elemento fundamental! Sobretudo, quando lembramos que, recentemente, os católicos no mundo inteiro celebraram a Páscoa, onde Jesus se dá na Eucaristia como sacramento. A Igreja é a guardiã deste mistério e isso, ainda que tenham se passado mais de 2 mil anos do nascimento de Cristo e de sua Ressurreição, isso não é um mero ato simbólico ou histórico, que perde sua força e atualidade com o distanciamento do tempo. Trata-se, portanto, de uma experiência de fé importante para os que participam da Solenidade”, reforça dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão.
Dom Gilberto Pastana é o idealizador da forma como a Solenidade de Corpus Christi é vivida na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Antes de sua posse como arcebispo, o dia de Corpus Christi já acontecia nas paróquias da arquidiocese, porém, com sua chegada, a celebração passou a ganhar uma outra configuração, que envolve um período de preparação, com o Tríduo Eucarístico que envolve famílias, comunidades e paróquias, com conclusão do Tríduo se dá no dia da Solenidade.
Apesar da megaestrutura, Corpus Christi não é um evento, mas um dia santo para a Igreja Católica. Contudo, dada a sua dimensão, para a realização desta Solenidade é necessária uma estrutura de grande porte que consiga atender todos os momentos centrais: Missa, procissão luminosa e da Benção com o Santíssimo Sacramento. Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, essa estrutura e organização é coordenada pela Ação Evangelizadora Missionária, organismo da Igreja que articula as expressões eclesiais – pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades e demais organismos. Ela é a responsável, portanto, em reunir as lideranças católicas responsáveis pela ação missionária da Igreja Católica local.
“A equipe de serviço da Solenidade de Corpus Christi, neste ano, deve mobilizar e articular mais de 1200 voluntários, de modo direto ou indireto. Eles estão divididos em sete equipe centrais e 62 grupos de trabalho. É um desafio grande, praticamente uma edição local de um evento como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), por exemplo. Por isso mesmo, é muito gratificante perceber que conseguimos realizar um momento não somente bonito, mas de grande importância para o alimento da fé dos fiéis”, explica padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda.
Calendário Corpus Christi2024 em São Luís
Apesar de acontecer em um dia – 30 de maio – a preparação para a Solenidade de Corpus Christi dura 54 dias, a contar da cerimônia de lançamento, seguindo as atividades:
Abril
28, Adesivaço, com Pit Stop de colagem de adesivos.
Maio
16, Espiritualidade com todos os 1200 voluntários das 7 equipes centrais e 62 grupos de trabalho.
21, 1º dia do Tríduo Eucarístico – oração em família.
22, 2º dia do Tríduo Eucarístico – oração nas comunidades eclesiais.
23, 3º dia de Tríduo Eucarístico – Adoração na Igreja Matriz das paróquias, com todas as famílias e comunidades.
30, Solenidade de Corpus Christi, com abertura dos portões 15h e Missa às 17h, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos, São Luís.
No dia da Solenidade, a programação completa dura em torno de 7h de duração, começando com a abertura dos portões, às 15h, com apresentações e testemunhos antes da Missa campal, que acontece às 17h.
Após a Missa, dá-se início à procissão luminosa, que termina na Catedral de São Luís, com a Benção com o Santíssimo Sacramento.
O percurso da procissão, neste ano, retorna com o termino na Catedral de São Luís, o que não aconteceu em 2023, devido a interdição da rampa do Palácio. Assim, o percurso será: saída do Nhozinho Santos, Venceslau Braz, Camboa, Avenida Beira-Mar, rampa do Palácio dos Leões até a Catedral de São Luís.
Transmissão e meios de comunicação social na Solenidade de Corpus Christi2024
Apesar da expectativa de números superior a 20 mil fiéis, o que por si só se configura em uma expressiva manifestação de fé, a Solenidade ganha um alcance maior em números, devido a transmissão através das emissoras da Igreja Católica e das emissoras parceiras. Até o momento está confirmada a transmissão pela Rádio Educadora FM 88.3, TV Nazaré canal 43.1 e o canal de YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Além disso, as mídias sociais da Arquidiocese devem realizar a cobertura dos acontecimentos e da agenda relacionados à Solenidade.
Um importante instrumento de comunicação da Igreja é a rede feita pela Pastoral da Comunicação (Pascom), que deve mobilizar as 59 paróquias dos 15 municípios da Arquidiocese e as 72 expressões eclesiais com suas lideranças e participantes. Essa comunicação, além e apresentar uma grande força pelo contato de relações humanas, fortalecida nas reuniões semanais e nos avisos das Missas nas paróquias. A Pascom também é responsável pela rede de comunicação no ambiente digital, formada pelos perfis nas redes sociais das paróquias, o que soma um total de mais de 200 mil pessoas.
Neste ano, além das transmissões e da cobertura através das mídias sociais, três ações de comunicação merecem destaque no plano de comunicação da Solenidade: o Podcast Corpus Christi, o hotsite Corpus Christie o Pit Stop do Adesivaço.
Em 2023, a organização realizou 3 episódios do Podcast Corpus Christi, que foram ao ar no canal do YouTube da Arquidiocese. Neste ano, a Equipe de Comunicação aumentará esse número para 8 publicações semanais, que têm o objetivo de atualizar não apenas o público que acompanha a comunicação arquidiocesana, mas, também, os fiéis que devem chegar durante o caminho. Os episódios do Podcast Corpus Christi ficarão disponível no YouTube da Arquidiocese e serão veiculados em uma edição especial na Rádio Educadora FM 88.3, todas as quintas-feiras, a partir das 21h.
Sobre o hotsite, a proposta é dar ao fiel um “endereço fixo” e próximo à mão para consulta. O que o Podcast reúne de forma comentada, no hotsite Corpus Christi, ele terá de modo fixo, para leitura ou para que escolha o que e como consumir. Nele o fiel terá acesso a todas as informações centrais, que ficarão disponível para acesso rápido, incluindo os próprios episódios do Podcast.
Ou seja, o Podcast será esse espaço semanal onde as notícias e informações que circulam em cada uma das mídias arquidiocesanas serão reunidas e apresentadas de forma palatável a todos os públicos. Já para os que não podem consumir o Podcast, mas precisam estar atualizados de tudo, as informações seguirão organizadas e disponíveis no hotsite.
Para a Equipe de Comunicação, a ideia em Corpus Christi é atender tanto os que estão distantes geograficamente da capital como, também, pensar nas pessoas cujas circunstanciais como faixa etária, trabalho, família, ritmo de vida, não permitem que consumam as informações através dos meios e veículos tradicionais.
“A proposta é mais do que divulgar um evento, a ideia é construir laços fraternos através dos meios de comunicação. Ou seja, das mídias da Arquidiocese, passando pelos mais de 200 mil seguidores presentes nas contas das 59 paróquias, pelos avisos semanais nas missas, ou reuniões dos grupos de oração ou das pastorais...tudo será somado em uma grande mobilização que pretende reunir os irmãos em torno da Eucaristia, no dia 30 de maio”, explicou padre José Raimundo Trindade, coordenador da Equipe de Comunicação de Corpus Christi 2024.
Além das estratégias relacionadas às mídias, a equipe fará pelo segundo ano consecutivo a Pit Stop do Adesivaço, ação que busca abraçar também os fiéis que não frequentam os templos católicos, mesmo sendo católicos ou ainda, que não seguem as páginas da Arquidiocese. “Esperamos alcançar como que em um abraço, todos os que estão geograficamente ou etariamente longe. Afinal, Deus nos chama a sermos amigos e não existe amizade sem que se estabeleçam relações”, conclui padre Trindade, que informou que, neste ano, a organização espera adesivar 20 mil carros.
Soma-se a essas ações de comunicação, a assessoria de imprensa e a mídia externa. Com relação à imprensa, há um trabalho de repercussão na mídia através das entrevistas e alimentação de informação nas principais emissoras de comunicação local, regional, nacional e internacional.
Quanto à Mídia externa, existe a presença da divulgação de Corpus Christi na cidade, com Outdoor e painéis de LED.
CORPUS CHRISTI 2024
Datas: Adesivaço, dia 28 de abril; Tríduo Eucarístico, 21, 22 e 23 de maio; Solenidade, dia 30 de maio.
Local: Tríduo Eucarístico, dias 21, 22 e 23 de maio, nas paróquias da Arquidiocese; Solenidade, dia 30 de maio, no Estádio Municipal Nhozinho Santo, Vila Passos, com procissão luminosa até a Catedral de São Luís, onde acontecerá a Benção com o Santíssimo Sacramento.
Percurso da procissão: saída do Nhozinho Santos, Venceslau Braz, Camboa, Avenida Beira-Mar, rampa do Palácio dos Leões até a Catedral de São Luís.
Coordenação Corpus Christi 2024
Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão
Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e do Projeto Corpus Christi 2024.
Porta-Voz e coordenador da Equipe de Comunicação: padre José Raimundo Trindade.
Veículos de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão
Rádio Educadora FM 88.3
TV Nazaré 43.1
Jornal do Maranhão (impresso | tiragem 5.000)
Redes Sociais
Instagram, Facebook e YouTube: @arquislma
Hotsite: arquislz.org.br/corpuschristi
Assessora de comunicação: Virgínia Diniz (98) 98177 1450
Cúria Metropolitana – Av. Dom Pedro II, SN, Centro – São Luís (MA), CEP: 65010-904
Comments