As Igrejas do mundo inteiro neste Sábado Santo celebraram a Vigília Pascal, último dia do Tríduo que começou na Quinta-feira Santa, com a Celebração da Ceia do Senhor, em preparação para a Páscoa. Na Catedral Metropolitana de São Luís, a Missa foi presidida pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo padre Roney Carvalho, Cura da Catedral, pelo padre Denys Lima, da Comunidade Católica Shalom de Fortaleza (CE), que está pregando em um retiro da Comunidade em São Luís e foi auxiliada pelo diácono permanente Silvio Tavares, da Catedral.
Cerca de 400 fiéis estiveram presentes na Celebração, que começou às 18h, com a benção do Fogo e do Círio Pascal. O momento da renovação das promessas do batismo e da aspersão da água benta foi um dos mais esperados devido a simbologia da celebração, onde ao acenderem as velas no Círio, os fiéis acendem a própria vida, renovando as promessas de sua fé.
Veja trechos da homilia de dom Gilberto Pastana:
"Batismo e eucaristia são o centro da liturgia de hoje...esta celebração é a raiz de todas as outras. A partir desta noite, da Ressurreição, Cristo está presente por meio dos sacramentos e principalmente, por meio da Eucaristia. Jesus não é um personagem do passado, Ele está Vivo! E como Vivente caminha à nossa frente, chama-nos a segui-lO.
'Ressuscitou! Não está mais aqui'. Os discípulos interrogavam-se o que significava dizer “ressuscitar”... Como este acontecimento chegará concretamente até mim? Através da fé e do batismo. O batismo significa justamente isso, não está em questão um fato do passado.
O batismo é algo mais do que uma socialização eclesial! O Batismo é realmente morte e ressurreição. Renascimento!", lembrava dom Gilberto em sua fala. E concluiu, lembrando o Apóstolo São Paulo: "É uma transformação em uma vida nova. 'Já não sou eu quem vivo, mas Cristo quem vive em mim'".
Após a Missa, dom Gilberto recebeu a tradicional visita dos membros da Comunidade Católica Shalom de São Luís, que durante a Quaresma realizam o retiro de renovação do votos e paticipam das celebrações na Catedral. O grupo saudou o pastor, lembrando a tradicional frase dos primeiros cristãos ao se cumprimentarem no período da Páscoa: "Cristo Ressuscitou! Aleluia! Verdadeiramente ressuscitou!" .
Kommentare