top of page

Já está disponível para download o Plano Arquidiocesano de Pastoral de São Luís do Maranhão



Foi entregue neste sábado (11), a todos os líderes que participaram da 2ª Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, que aconteceu no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), de 8 às 17h, o Plano Pastoral que deverá guiar a Ação Evangelizadora Missionária da Arquidiocese de São Luís do Maranhão em 2024.


O Plano Pastoral é o instrumento norteador das ações da Igreja em nossa Arquidiocese, e foi construído a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 (DGAE). Nas Diretrizes, foram definidos os Pilares que devem sustentar a Igreja no Brasil, pensados para serem executados no quadriênio 2019-2023. Com a pandemia e o Sínodo 2021-2023 do Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), decidiu manter as propostas até o ano de 2025.


Assim, às DGAE, foram somadas questões levantadas na fase de Escuta do Sínodo, mais as escutas feitas nas Assembleias Arquidiocesanas de Pastoral. A partir da soma destes elementos e da avaliação, discernimento e escuta do Espírito Santo do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, nasceu o Plano Pastoral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.



O Plano Pastoral é um importante instrumento de gestão pastoral, que deve nortear os planejamentos e propostas das paróquias e das expressões eclesiais na Arquidiocese. Por isso, uma vez disponibilizado para download, o Plano Pastoral deve ser aplicado e abraçado por todos da Arquidiocese.


Baixe aqui no site a edição 2024-2025 do Plano Pastoral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


PLANO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL com capa
.pdf
Download PDF • 573KB


bottom of page