top of page

Irmã Marilurde Sousa, nova Madre Geral das Oblatas em Roma, tem Missa de envio presidida por dom Gilberto Pastana


(Irmã Marilurde Sousa, Missa de Envio | Foto: Ruan Balzac)

Irmã Marilurde Sousa, da Congregação das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, eleita nova madre geral para Roma, teve Missa de envio presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão. A celebração aconteceu neste domingo (7), na Igreja Matriz da paróquia São Vicente de Paulo, João Paulo, em São Luís, região onde está estabelecida a Congregação.


A Missa contou com expressiva presença da comunidade, além da participação de diversos padres da Arquidiocese e de autoridades civis como a secretária estadual de políticas públicas para as comunidades, Helena Duailibe e seu esposo, Afonso Manoel e o vice-Governador, Felipe Camarão.




Sobre a Congregação das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus


A congregação das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus está presente em cinco países: Índia, nos Estados Unidos, Guiné-Bissau, Peru e Brasil. A eleição para o novo Conselho Geral, aconteceu em julho de 2023, durante o 17º Capítulo Geral da Congregação, em Trevi, Itália e o mandato terá vigência por seis anos.


Além da Madre Geral, o Conselho é composto por uma vice-madre; uma conselheira, natural dos Estados Unidos; uma conselheira, natural da índia; outra conselheira italiana; uma secretária; e uma ecônoma, que foi reeleita.



(Capítulo Geral das irmãs Oblatas | Fotos: Irmãs Oblatas)

Sobre a irmã Marilurde Sousa


Formação

Irmã Marilurde Sousa foi secretária de dom José Belisário OFM, bispo emérito da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, quando este assumia a função de arcebispo, entre os anos de 2002 e 2021.


Graduada em Filosofia, Teologia e Pedagogia, irmã Marilurde é especialista em Ensino da Religião, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e ainda em Supervisão Escolar.


No ano de 2022, assumiu como superiora regional, função já havia desempenhado de 2007 a 2009. Em julho de 2023, durante Capítulo Geral da Congregação, na Itália, irmã Marilurde foi eleita madre Madre Geral das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus. Entrando para a História omo a primeira brasileira a desempenhar esta função.



(Irmã Marilurde, no dia em que foi eleita, no Capítulo Geral das Oblatas| Foto: Irmãs Oblatas)

bottom of page