top of page

Irmã Anna Amoroso da Congregação Jesus Crucificado Missionárias Franciscanas volta à Casa do Pai


Irma Auxília nasceu no dia 16 de janeiro de 1929, em Napoli, Itália. Terceira filha do casal Giovanni Amoroso e Anunziatta di Cesare, recebeu o nome de batismo Anna Amoroso. Cresceu saudável e aos seis anos de idade, como era a tradição cultivada por uma família cristã, fez sua primeira comunhão, ou seja, seu primeiro encontro oficial com Jesus na Eucaristia.


Conheceu a Congregação das irmãs de Jesus Crucificado Missionárias Franciscanas aos 17 anos, através dos frades menores conventuais, e sentiu o profundo desejo de ser missionária e dedicar-se inteiramente ao serviço do Senhor. Um ano depois, resolveu contar para sua família a decisão de ser freira, e pesar de seus pais serem católicos, não aceitaram bem a sua decisão. Contudo, seguiu sua vocação ingressando na Congregação das Irmãs de Jesus Crucificado Missionárias Franciscanas no de 1947.


Ali se dedicou ao trabalho numa tipografia, juntamente com o fundador da congregação e também na assistência domiciliar aos doentes.

De modo que, no ano 1965, com a opção de trabalhar como missionária em terras distantes, irmã Auxilia, juntamente com sua conterrânea, irmã Maddalena e mais duas outras irmãs, Manulella e Giusephina, foram enviadas em missão para o Brasil.


As missionáriasprincipiaram o duro trabalho pioneiro no Maranhão, começando pela cidade de Arari, Diocese de Coroatá. Ali, a irmã Auxilia, movida pela compaixão, começou dar assistência aos doentes e muitas vezes fazia até papel de médico, onde doava tudo si para curar e salvar uma vida.


Em 1970, após determinação da superiora geral, as três irmãs voltaram para a Itália, mas, Ir. Auxilia decidiu ficar no Brasil, não mais ligada à congregação, mas consagrada a ordem secular franciscana. Em 1984, sentiu um profundo desejo de retornar à sua congregação, na Itália, onde foi prontamente aceita pela então superiora geral, madre Gemma Curcci.


No dia 24 de junho de 1986, retornou ao Brasil, assumindo o compromisso como responsável pela missão, refundando a congregação, desta vez, na Capital do Estado, São Luís, juntamente com a irmã Maddalena. Foram acolhidas pelo padre Humberto, na época, padre da Paróquia de São Cristóvão.

Em dois anos, IrmãAuxilia construiu o convento e a Capela Santa Teresinha, em um terreno baldio doado pela Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Esse foi o início de uma fase marcada por um grande despertar vocacional, quando jovens de diversas regiões do Maranhão, ingressaram na congregação.


Foram 76 anos de vida religiosa em terras brasileiras até o dia 11 de fevereiro de 2023 quando encerrou sua missão aqui na terra.


Irmã Auxilía deixa um grande legado de exemplo de vida, sua existência foi uma oferta generosa de amor a Deus, marcada por um profundo ardor missionário, zelo pelo carisma franciscano, paixão pelo Reino e audácia de mártir.


*Texto construído com informações da Congregação das das irmãs de Jesus Crucificado Missionárias Franciscanas

Comments


bottom of page