top of page

Igreja do Brasil unida para celebrar a Semana Nacional da Vida que acontece 1º a 8 de outubro


Artigo inscrito a partir de informações no site da CNBB


Começou neste domingo (1) e vai até o dia 8 de outubro - Dia do Nascituro - a Semana Nacional da Vida (SNV), organizada pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano traz como tema “Adoção: Amor com laços do coração”. Na manhã desta segunda-feira (2) a CNBB divulgou em seu site as ações que devem ser encaminhadas e orientações sobre a repercussão nas redes sociais.


A SNV será celebrada em cada região do País a partir da sugestão do subsídio com temas de reflexões diários e no dia 8, em todo o País, serão organizadas manifestações públicas em todo o País em favor da vida e em protesto pela não aprovação da Arguição de Descumprimento de Direito Fundamental (ADPF), nº 442, que pretende descriminalizar a morte de seres humanos até a 12ª semana.


Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão a programação será realizada de 2 a 6 de outubro, com atividades nos meios de comunicação da Arquidiocese, onde serão realizados os encontros diários "A hora da vida", apresentado pela Pastoral Familiar, às 16h30, no programa Caminho de São José, Rádio Educadora AM 560Khz. Além disso, acontecerão atividades em pontos diversos da cidade, além de um dia onde cada uma das 10 Foranias realizarão o Pedágio da Semana Nacional da Vida em suas respectivas regiões (Veja programação no final deste artigo).


De acordo com o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom Bruno Elizeu Versari, o tema desta Semana Nacional da Vida vem para conscientizar as nossas famílias e comunidades da importância da adoção na vida e na missão da Igreja.

“Nós também somos filhos adotivos, Deus é pai de todos e seu amor predestinou para que sejamos todos irmãos. Assim, durante esta semana, quero convidar todas as comunidades, paróquias do Brasil inteiro a organizarem momentos de conscientização sobre a importância da adoção com laços do coração. Com certeza, ajudará a salvar muitas vidas”, afirmou dom Bruno na missa de abertura, celebrada na catedral de Campo Mourão.

O assessor da Comissão e secretário executivo Nacional da Pastoral Familiar, padre Rodolfo Pinho, destaca que, com o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode descriminalizar o aborto no Brasil (ADPF 442), a discussão sobre a adoção se faz necessária.

“É um tema que nos faz defender, ainda mais, a vida desde a concepção até o seu fim natural. A adoção para as famílias que não desejam ter o filho pode ser uma verdadeira resposta a esta discussão sobre o aborto. Por isso, a Igreja incentiva e propõe a reflexão como forma de proteger essas crianças, que poderão encontrar um lar para ser acolhidos e amados”, comentou padre Rodolfo.

Subsídios

Durante a Semana Nacional da Vida, serão promovidas diversas atividades, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferece o subsídio Hora da Vida, com roteiros de encontros para cada dia da semana.

Conheça os temas propostos na Semana Nacional da Vida:

1º Encontro – Adoção: um projeto de Deus! 2º Encontro – Adoção: alargar os vínculos da carne e do sangue 3º Encontro – O amor que adota é dom de Si 4º Encontro – Adoção é uma forma de caridade 5º Encontro – Adoção, gesto concreto em favor da vida 6º Encontro – Adoção, a fecundidade do amor 7º Encontro – A adoção enriquece a família 8º Encontro – Direito de nascer e ser acolhido em uma família

Ações

Entre as ações apontadas para os regionais está o envio de vídeos com testemunho de adoção com até um minuto de duração para serem compartilhados nas redes sociais da Pastoral Familiar. Também são motivadas manifestações públicas em defesa da vida dos nascituros, frente à votação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) número 442, que pede a descriminalização do aborto no Brasil.


Confira o vídeo de motivação partilhado pela Pastoral Familiar para a Semana Nacional da Vida:


A cada celebração dos encontros, registre o momento nas redes sociais, utilize a hashtag #SNV2023 e marque o perfil da Pastoral Familiar @pastoralfamiliarcnbb.



Programação da Semana Nacional da Vida na Arquidiocese de São Luís do Maranhão


De segunda a sexta-feira, 2 a 6 de outubro de 2023, 16h30

Rádio Educadora 560Khz AM, no Programa No Caminho de São José

Apresentação: Maria Sagrada

Convidados: Casais da Comissão arquidiocesana


Terça-feira, 3 de outubro de 2023, 18h – Terço Luminoso

Terço da Vida, contemplação dos Mistérios Luminosos

Praça do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac


Quarta-feira, 4 de outubro de 2023, 19h30 - Vivência com os Seminaristas

Dinâmica da Semana Nacional da Vida

Participação de Padre Ayrton Franklin, vice-reitor do Seminário Santo Antônio e seminaristas.


Quinta-feira, 5 de outubro de 2023, 20h – Live da Semana da Vida sobre Adoção

Convidado: Márcio Thadeu, Promotor de Justiça da Infância e da Juventude

Instagram: @pastoralfamiliaraquislz

Tema da LIVE: Adoção.


Sexta-feira, 6 de outubro de 2023, 8h30 – Gesto concreto Semana da Vida

Visita à gestantes na Maternidade Nossa Senhora da Penha

Distribuição de kit´s para Recém Nascidos (RN) para a Associação Gianna Beretta


Domingo, 8 de outubro de 2023, 8 às 9h - Dia do Nascituro - Ação Pública da Semana da Vida

Cada Forania organizará seu ponto de pedágio que deverá ser divulgado pelos meios de comunicação da Arquidiocese.


bottom of page