top of page

"Ide, convidai a todos para o banquete" - Novena Missionária começa a ser distribuída para dioceses do Brasil


(Imagem divulgação)

A partir desta semana começa a ser enviado para todo Brasil o material da Campanha Missionária 2024, realiza no final de semana do 98º Dia Mundial das Missões, que neste ano será o dia 20 de outubro e traz com tema  “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e como lema “Ide, convidai a todos para o banquete”. O material deste ano tem a colaboração do padre Jadson Borba e Silva, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, que integrou a equipe de produção do material, responsáveis pelo texto da novena.


(Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária | Foto: Graça Linhares, Ascom ArquiSLZ)


Ao todo serão 290 mil livros de novenas, 155 mil cartazes, 810 mil mensagens do Papa, 5 milhões de santinhos e 6 milhões de envelopes para a coleta missionária, uma das 5 campanhas realizadas pela Igreja durante o ano, sendo uma das três internacionais. A arrecadação é destinada para as Missões em todo o mundo e a distribuição, assim como a animação da Campanha em todo mundo, é realizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Igreja.


A Campanha também dispõe de material auidiovisual e digital, incluindo vídeos com testemunhos que serão disponibilizados pelo site da Campanha Missionária.


Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão as paróquias deverão receber o material no secretariado da Ação Evangelizadora Missionária e os membros das expressões eclesiais (movimentos, pastorais, novas comunidades e organismos da Igreja) deverão participar do encontro anual em preparação ao mês Missionário, onde costuma ser realizada uma imersão sobre o tema do ano e acontece a troca de experiências e sugestões de realização da Novena.


Outubro e a Campanha Missionária


Organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Campanha Missionária acontece anualmente, no mês de outubro, desde o ano de 1972. Ela faz referência ao Dia Mundial das Missões, celebrado há 98 anos no penúltimo final de semana do mês de outubro, motivo pelo qual se dedica o mês de outubro às missões.


No site da POM, o objetivo da Campanha Missionária é descrito como o de "promover a conscientização e o engajamento dos fiéis na missão evangelizadora da Igreja Católica, incentivando a solidariedade e a cooperação entre as comunidades cristãs".


No Brasil, ela conta com a colaboração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, assim como por outros organismos que fazem parte do Conselho Missionário Nacional (COMINA).


Nesse trabalho de cooperação realizado pelos parceiros, acontece a divulgação, assim como a oração da Novena Missionaria nas mais diversas realidades que a Igreja encontra. Por isso, junto com a oração da novena, acontecem também celebrações da Palavra e Eucarística, além de momentos de oração, formação com os missionários, culminando com a arrecadação de recursos para apoiar projetos missionários no Brasil e no mundo.


A arrecadação é feita através da distribuição dos envelopes que são distribuídos para o dia da Coleta da Campanha Missionária. O resultado da coleta é destinado ao trabalho missionário da Igreja no mundo.


POM

Instagram: @pombrasil (https://instagram.com/pombrasil)


Commentaires


bottom of page