Quase Paróquia São João Paulo II completa um ano de fundação

(Missa de função da Quase Paróquia São João Paulo II, dia 24 de fevereiro de 2023 | Foto: Yosef, Paróquia Sagrado Coração de Jesus)

No dia 24 de fevereiro de 2023, acontecia a Missa de fundação da Quase Paróquia São João Paulo II, no Residencial Nova Terra, presidida por dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão. A Quase Paróquia é administrada pelo padre Abraão Marques Colins e formada por comunidades desmembradas das paróquias Sagrado Coração de Jesus, no Moropóia e Nossa Senhora Aparecida, na Vila São Luís, ambas no município de São José de Ribamar.

A paróquia é a única na Arquidiocese de São Luís do Maranhão que tem São João Paulo II como padroeiro e celebrou o primeiro festejo, em forma de Tríduo, concluindo na memória litúrgica do santo, no dia 22 de outubro.

A nomeação do padre Abraão como administrador paroquial aconteceu no dia 2 de janeiro de 2023 e no dia 19 do mesmo mês, dom Gilberto realizou uma visita à área pastoral que seria criada,que foi acompanhada dos padre Heitor Morais, pároco na Vila São Luís, padre Eudo Costa, do Moropóia e padre Crizantônio Silva, da paróquia São João Calábria, Cidade Operária.

Área da Quase Paróquia São João Paulo II

Quando a nova área pastoral foi criada, veio da comunidade de nome homônimo, localizada no Residencial Nova Terra e Adjacências, e compreendia, na época, as seguintes comunidades:

1. São João Paulo II, bairro Residencial Nova Terra e adjacências;

2. Nova Era, Conjunto Nova Era;

3. Residencial Bosque da Prata;

4. Nossa Senhora da Vitória, bairro da Quinta e adjacências;

5. Igreja São João, bairro Rio São João;

6. Santa Luzia, bairro Dr. José Silva e adjacências;

7. Nossa Senhora da Conceição, bairro Laranjal;

8. Santo Antônio, bairro Vila Sarney II;

9. Nossa Senhora de Fátima, bairro Matinha; e

10. Santo Antônio, bairro da Mata.

A delimitação espacial da nova Área Paroquial compreende: ao Norte é limitada por Avenidas e Ruas da Paróquia Sagrada Família e Nossa Senhora de Guadalupe (Paranã); a Leste é limitada por Avenidas e Ruas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Moropóia); a Sul é limitada pelas Avenidas e Ruas da Paróquia de Santa Clara de Assis (bairro Santa Clara); a Oeste é limitada por Avenidas e Ruas da Paróquia Santíssima Trindade e Avenidas e Ruas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.