Hora da Família: famílias, paróquias e expressões eclesiais de toda Igreja são convidados a rezar

(Imagem divulgação)

Começou neste domingo (13), Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família (SNF), que neste ano traz como tema "Família, fonte de vocações", em referência ao 3º Ano Vocacional do Brasil e traz como lema: "Corações ardentes, pés a caminho" (Lc 24, 32-33). Após a SNF, a programação especial da família na Arquidiocese concluirá nos dias 26 e 27 de agosto, com o Fórum das Famílias, no Divina Pastora, onde estarão presentes o casal coordenador da Pastoral Familiar (PF), Solange Schila e Alisson Schila.

A SNF é mobilizada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e há 27 anos, a CNPF disponibiliza para aquisição o subsídio "Hora da Família", material que contem roteiro para encontros de oração em família, que pode ser realizado em casa, em comunidade ou conforme as condições da realidade de cada região do Brasil.

Padre Crispim Guimarães, assessor espiritual nacional da Pastoral Familiar, por ocasião do lançamento do tema deste ano, falou da importância das famílias serem o celeiro de vocações:

"É importante que as famílias se preocupem com a profissão de seus membros, mas antes, que se debrucem sobre a vontade de Deus para com cada pessoa na família. Proporcionar que, especialmente as crianças e os jovens, sintam o chamado de Deus, seja ao Matrimônio, ao Sacerdócio, à vida religiosa etc., o chamado foi Deus que fez, ninguém tem o direito de interferir nele, mas de facilitar sua descoberta”, sinalizou.

Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a SNF foi antecedida por dois momentos de preparação, uma Missa de envio, no dia 9 de agosto, celebrada na Catedral de São Luís, Nossa Senhora da Vitória, localizada no Centro da capital maranhense, que foi presidida pelo diretor espiritual arquidiocesano da Pastoral Familiar, padre Orlando Ramos.

O segundo momento foi a abertura oficial da Semana Nacional da Família, feito em dois dias, 12 e 13 de agosto, respectivamente, com abertura em cada uma das 10 Forania e nas paróquias da Arquidiocese.

Apesar de mobilizada pela Pastoral Familiar, todas as expressões eclesiais são convidadas a viverem estes dias. Gleyvison Cunha, presidente arquidiocesano da Renovação Carismática Católica (RCC), por exemplo, mobilizará em seu grupo ações que motivam os membros a rezarem nesta sintonia.

"Em nossa reunião de oração semanal desta semana, vamos falar sobre o tema da Semana Nacional da Família correspondente aquele dia da semana. E estamos mobilizando entre os membros, que rezem com o subsídio em suas casas", testemunhou Gleyvison.

Na quarta-feira (16), a partir das 20h, na reunião do Grupo de Oração da RCC que Gleyvison participa, GO Fonte de Água Viva, o tema será destinado às famílias, e ministrado pelo casal diácono José Ribamar e Ana Cleyde Lima.

Acompanhe a programação da Hora da Família nos meios de comunicação da Arquidiocese

A Pastoral Familiar estará divulgando diariamente a Hora da Família nos meios de comunicação da Arquidiocese. No domingo, dia 13, em uma participação ao vivo, a Hora da Família foi inaugurada na Rádio Educadora 560Khz, e nos dias 14 a 18 de agosto, os ouvintes poderão acompanhar as meditações diárias de cada encontro, que foram gravadas por casais da Pastoral Familiar da Arquidiocese.

Nas redes sociais da Arquislz, Facebook e Instagram, os seguidores serão lembrados do tema do dia, podendo assim rezarem em sintonia, caso não possam acompanhar pelo rádio.

Semana Nacional da Família 2023

Tema: “Família, fonte de vocações”

Lima: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33)

13.08 - A Vocação de ser pai