Festejo na catedral metropolitana comemora padroeira da capital maranhense

A Catedral Metropolitana de São Luís, popularmente conhecida como Igreja da Sé, é também igreja matriz dedicada a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Vitória

Nossa Senhora da Vitória é festejada de 15 a 24 de novembro no Centro Histórico

O título de Maria, como Nossa Senhora da Vitória, remonta ao ano de 1614, quando da expulsão dos franceses da cidade São Luís, pelos soldados portugueses, na Batalha de Guaxenduba. Ela apareceu aos soldados, que estavam perdendo a batalha, desanimados e tristes, dando-lhes ânimo, força e, ao toque de suas mãos milagrosas, a areia se transformou em pólvora e os seixos em projéteis, permitindo que os portugueses impusessem uma severa derrota aos invasores. E, em memória deste feito, Nossa Senhora foi aclamada padroeira da cidade São Luís, sob o título de Nossa Senhora da Vitória.

A Catedral Metropolitana, dedicada a Nossa Senhora da Vitória, a celebra de 15 a 24 de novembro; para este ano, como temática para a Festa da Padroeira, Senhora da Vitória: mãe missionária, mãe do amor, mãe do Salvador.

Novidades

A edição 2019 traz algumas novidades como o pré-festejo da Vitória, iniciado com espiritualidade e missa de envio das equipes realizado neste domingo (10), às 16h30, na catedral.

Hoje (11), ocorre a lavagem da igreja, cujo objetivo é preparar a casa da mãe para receber os fiéis, turistas e devotos de Nossa Senhora. A programação iniciou às 8h. Está previsto para às 12h almoço partilhado com as equipes de trabalho. Na quarta-feira (13), haverá dia de oração pela edição 2019.

A solene abertura da Festa da Padroeira, ocorre na sexta (15), com o terço meditado a partir das 16h30. A recitação do santo terço ocorrerá todos os dias, com a celebração, logo após, da santa missa, ponto alto nas comemorações.

Programação cultural

Entre os dias 17 e 22 de novembro, haverá quermesse com atrações culturais e venda de comidas típicas e lanches, à partir das 19h30, no Largo da Igreja. A quermesse enquanto espaço para confraternização das famílias é também importante iniciativa para arrecadar fundos para a manutenção patrimonial do complexo.

Encerramento

No domingo 24, a solenidade da padroeira será celebrada às 17h, seguida de coroação e procissão luminosa pelo Centro Histórico às 18h30; ao retornar a Catedral, bênção marcará encerramento das comemorações 2019.

O que: Festejo de Nossa Senhora da Vitória

Quando: 15 a 24 de novembro

Onde: Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da sé)

Contatos:

Pe. Roney: 9-9612-4889;