top of page

Festejo de São José de Ribamar agora é patrimônio cultural e imaterial do Maranhão

(Festejo de São José de Ribamar 2023 | Foto: Ribamar Carvalho, Pascom São José de Ribamar )

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (4), na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís, o Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial do Maranhão declarou o Festejo de São José de Ribamar como patrimônio cultural e imaterial do estado.


O Conselho é composto por membros das seguintes instituições: Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (Secma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Comissão Maranhense de Folclore e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


(Mário Augusto, com camisa de bumba-meu-boi | Foto: Alberto Moura)

A reunião contou com a presença do vice- governador do Maranhão, a Felipe Camarão, que também é devoto do santo considerado padroeiro do estado. Durante o processo de análise, houve a seguinte sequência: o vice Governador fez sua defesa pela causa e em seguida o relator, Sebastião Cardoso Júnior fez sua análise e por fim aconteceu a votação dos membros do Conselho, que decidiram, por unanimidade, dar o parecer da favorável ao pedido.


( Felipe Camarão no festejo em honra a São José, em 2024)

"Agora o festejo de São José de Ribamar é oficialmente reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do estado, isso traz uma seria de benefícios para a Igreja, para o festejo, para os devotos, para a cidade e para o Maranhão", celebrou feliz o anúncio da decisão do Conselho, o vice governador, Felipe Camarão.


O dossiê sobre o Festejo em honra a São José de Ribamar que deu origem à aprovação do festejo como patrimônio cultural e imaterial, foi elaborado pelo professor Mauro Augusto, paroquiano do Santuário de São José de Ribamar e devoto.


"A cidade de Ribamar nasceu a partir do Festejo, por isso, dar esse reconhecimento é muito importante", enfatiza Felipe Camarão.


(Mário Augusto, com camisa de bumba-meu-boi | Foto: Alberto Moura)

O relator do projeto foi Sebastião Cardoso Júnior, representante da Secretaria de Igualdade Racial. Com a aprovação, o Festejo de São José de Ribamar terá um reforço por parte do poder público, uma vez que o governo agora é patrimônio cultural e material do Maranhão.



Celebrado no mês de setembro, o Festejo em honra a São José de Ribamar possui grande relevância para a cultura maranhense.



Após a aprovação, deve acontecer agora uma cerimônia de entrega do certificado de São José de Ribamar como patrimônio cultural e imaterial do estado do Maranhão.





*Artigo produzido com informações da assessoria do vice governador.






Comments


bottom of page