top of page

Festejo de São Bonifácio começa nesta segunda-feira (17)


O Seminário Maior São Bonifácio da Diocese de Viana, com sede no Centro de São Luís , celebra nesta semana o seu padroeiro, São Bonifácio, bispo e mártir. Com Missa de abertura celebrada pelo bispo diocesano de Viana, dom Evaldo Carvalho dos Santos, a programação diária conta com oração de Terço Vocacional, às 18h, Missas, às 19h e após as Missas, venda de comidas típicas e atrações culturais, abrindo a noite de brincadeiras nesta segunda-feira (17), com apresentação do Boizinho Barrica.



Sobre o Seminário Maior São Bonifácio


Há 19 anos presente em São Luís, esse importante espaço de formação dos presbíteros da Diocese de Viana, foi fundado por dom Xavier Guilles, hoje bispo emérito de Viana, que dedicou a casa de formação a São Bonifácio de Maracu.


O epíscopo foi inspirado pela presença por três séculos de uma antiga imagem do santo apóstolo da Alemanha, que chegou à baixada maranhense pelas mãos dos primeiros missionários jesuítas, que fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição do Maracu, em 1757.


A imagem histórica é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contém uma relíquia de 1º grau do santo, um pedaço do joelho. Atualmente este relicário integra o acervo do Museu de Arte Sacra do Maranhão, sendo considerada a peça mais antiga em exposição.


O atual reitor do seminário é o missionário Fidei donum, italiano da diocese de Cagliari, padre Giuseppe Luigi Spiga.



Quem foi São Bonifácio


O apóstolo da Alemanha, que evangelizou os povos germânicos, tem sua memória litúrgica celebrada no dia 5 de junho, data de seu martírio. Porém, por questões climáticas e culturais, para não ser suplantado pela devoção a Santo Antônio, forte na capital maranhense, e devido o forte período das chuva, a direção do seminário escolheu celebrar o Tríduo em honra ao santo de 17 a 20 de junho.


Sobre a história de São Bonifácio, sabe-se que no dia 30 de novembro de 722, foi feito bispo de todos os territórios da Germânia que ele trouxera para as mãos da Igreja. Um acontecimento-chave da sua vida ocorreu em 723, quando derrubou o carvalho sagrado dedicado ao deus Thor, perto da moderna cidade de Fritzlar, no norte do Hesse, e construiu uma pequena capela no local onde hoje se ergue a catedral de Fritzlar, e onde se viria a estabelecer a primeira sede de bispado na Alemanha ao norte do antigo limes romano, junto do povoado fortificado franco de BuraBurgo, numa montanha próxima da cidade, junto do rio Éder.


*Apesar de receber o nome de “Apóstolo da Alemanha”, São Bonifácio nasceu em Wessex, na Inglaterra, por volta do ano 673. Seu nome de batismo era Winfrid. Fez-se monge no mosteiro de Exeter e aos 20 anos já era mestre de ensino religioso e profano. Em 719, o Papa Gregório II lhe confiou uma missão entre as populações germânicas e ele partiu para a Alemanha, a fim de pregar o evangelho. Com doçura, coragem e firmeza, o jovem apóstolo alcançou pleno êxito, sendo então nomeado bispo de Mainz, com o nome cristão de “Bonifácio”. Depois de restaurar e organizar a igreja na Alemanha, fundou a célebre abadia de Fulda, centro de espiritualidade e cultura religiosa alemã.


Sua atividade missionária foi intensa. Evangelizou várias comunidades pagãs da Europa Central. Entre os anos de 724 a 731 dedicou-se à evangelização da Saxônia. Auxiliado por outros missionários ingleses e irlandeses, deixava-os em seu lugar para prosseguir adiante na pregação do cristianismo. Durante sua última missão, na Frísia, quando se preparava para crismar grande número de novos convertidos, no dia 5 de junho de 753, foi assassinado por um grupo de frisões, armados de espadas. Seu corpo encontra-se sepultado no mosteiro de Fulda.


*Por Luiz Alexandre Raposo (matéria publicada no Renascer Vianense, edição n° 16)



PROGRAMAÇÃO


Dia 17

18h, Terço vocacional

19h, Missa | Dom Evaldo Carvalho dos Santos, bispo diocesano de Viana


Dia 18

18h30, Terço vocacional

19h, Missa | Padre Werbeson Costa


Dia 19

18h30, Terço vocacional

19h, Missa | Padre Danrlley Ferreira Araujo


Dia 20

18h, Procissão

19h, Missa | Padre Giuseppe Luigi Spiga, reitor do Seminário Maior da Diocese de Viana

Após a Missa, atração cultural, rifa e venda de comidas típicas.


Seminário Maior São Bonifácio da Diocese de Viana

Rua Senador João Pedro, Centro, São Luís

Tel: (98) 897222733


Comments


bottom of page