top of page

Festa da Misericórdia: Diretório Arquidiocesano do Apostolado da Oração realiza encontro no Farina



No próximo domingo, 16, das 14h às 17h, o Diretório Arquidiocesano do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus (DAAOSCJ), Rede mundial de oração do Papa (RMOP), realiza pelo segundo ano consecutivo, um encontro em nível arquidiocesano com todos os membros do DAAOSCJ por ocasião da Festa da Misericórdia, celebrada no domingo após a Páscoa. O encontro acontece no Instituto Farina do Brasil, Filipinho, em São Luís, e a programação conta com palestras, momentos de oração e Missa da Festa da Misericórdia, presidida pelo padre Everaldo Araújo, diretor espiritual do DAAOSCJ.


Sobre a Festa da Misericórdia


A Festa da Misericórdia foi instituída pelo Papa São João Paulo II, no ano 2000, no ano 2000, motivado pelas revelações espirituais da santa polonesa, Faustina Kowalska, que recebia de Jesus visões nas quais Ele desejava que fosse instituído uma Festa dedicada a Sua Divina Misericórdia: “Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia” (Diário de Santa Faustina, 49). Santa Faustina Kowalska completa, no mesmo diário: “Desejo que, no primeiro domingo depois da Páscoa, a Imagem seja exposta publicamente. Esse domingo é a Festa da Misericórdia” (Diário, 88).


Ao inserir no Missal Romano esta Festa, o Santo Padre desejava que a Divina Misericórdia fosse evocada por todos os cristãos:


“O que nos trarão os anos que estão diante de nós? Como será o futuro do homem sobre a terra? A nós não é dado sabê-lo. Contudo, é certo que ao lado de novos progressos não faltarão, infelizmente, experiências dolorosas. Mas a luz da misericórdia divina, que o Senhor quis como que entregar de novo ao mundo através do carisma da Irmã Faustina, iluminará o caminho dos homens do terceiro milênio” (homilia em 30 de abril de 2000).

No mundo inteiro, além da Festa, a devoção à Divina Misericórdia é adotada através da oração do Terço da Misericórdia, meditado ás 15h, a Novena da Misericórdia, e a entronização do quadro, com a estampa da Divina Misericórdia nas casas dos fiéis que desejarem consagrar suas famílias à Misericórdia Divina.


Sobre a entronização do quadro, é feita no dia da Festa da Misericórdia, se possível, com a presença de um padre. Porém, pode-se também levar o quadro para a Missa Solene, e pedir que o padre abençoe. Em geral, os presbíteros já costumam deixar um momento da celebração para que os quadros sejam abençoados.


"Quero que essa imagem, que pintarás com o pincel, seja benta solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a festa da Misericórdia" (Nº 49).


(Imagem de Jesus Misericordioso | Foto: Divulgação site CN)

Explicação da imagem


No diário espiritual de Santa Faustina, a santa escreve sobre a imagem de Jesus Misericordioso:


"Pinta uma imagem de acordo com o desenho que estás vendo, com a legenda: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que essa imagem seja venerada primeiramente na capela das irmãs e depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre o inimigo, especialmente na hora da morte. Eu próprio a defenderei com Minha glória".

Nº 299 – Durante a oração ouvi estas palavras interiormente: “Esses dois raios significam o Sangue e a Água, – O raio pálido significa a Água, que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue, que é a vida das almas…

Ambos os raios saíram das entranhas de Minha Misericórdia quando, na cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança.


Nº 299 – Esses raios defendem as almas da ira de Meu Pai. Feliz quem viver à Sua sombra, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus. Desejo que o primeiro domingo, depois da Páscoa, seja a festa da Misericórdia..

Nº 327 – Ofereço aos homens um recipiente com o qual deverão vir buscar graças na fonte da Misericórdia. O recipiente é esta própria imagem com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós!


Programação da Festa da Misericórdia 2023 (DAAOSCJ)


14h - Concentração na Paróquia Santa Terezinha, Filipinho e abertura da Festa da Misericórdia.

14h30 - Palestra sobre a devoção da Divina Misericórdia, padre Rodrigo Gutemberg, Reitor do Seminário São João Maria Vianney.

15h20 - Caminhada em direção ao instituto Farina, Redenção.

16h - Adoração Eucarística, Instituto Farina.

17h - Missa da Festa da Misericórdia


Endereço do Instituto Farina




O Que? Festa da Divina Misericórdia 2023, promovida pelo Diretório Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus, Rede Mundial de Oração do Papa.

Quando? 16 de abril, 14h às 17h

Local? Instituto Farina, Redenção

Inscrição? ENTRADA FRANCA

Levar 1kg de alimento não perecível. Haverá venda de lanches e camisas no local

Informações?

Luís Guilherme da Silva (DAAOSCJ), 98 98312 597

Diácono João Boaventura, 98 98347 8009






Comments


bottom of page