No dia 14 de setembro, comemora-se a festa da Exaltação da Santa Cruz. Ao contrário do que parece para muitos, que ao se referirem à palavra cruz reportam a algo triste, penoso, incômodo de se ter na vida, é importante guardar na consciência de que a Cruz para o Cristão, assim como o sofrimento, são sinais de redenção. A Cruz para o cristão é sinal de vitória!
"Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Fp, 2, 6-8)
Por isso, ao festejar o dia de hoje, 14 de setembro, festa da Exaltação da Santa Cruz, é importante entender sua origem e com ela, viver melhor este dia de graça para os católicos.
A festa da Exaltação da Santa Cruz remonta o ano 320, quando a Imperatriz Helena de Constantinopla encontrou a Vera Cruz, a cruz em que morreu Nosso Senhor Jesus Cristo (ver mais sobre a história no artigo A basílica da Santa Cruz de Jerusalém).
Anos mais tarde, o rei Cosroes II da Pérsia, em 614 invadiu e conquistou Jerusalém e levou a Cruz. Mas em 628 o imperador Heraclio recuperou a Cruz e levou-a de novo para Jerusalém a 14 de setembro desse mesmo ano. Para isso realizou-se uma cerimônia em que a Cruz foi levada em pessoa pelo imperador através da cidade. Desde então, esse dia ficou assinalado nos calendários litúrgicos como o da Exaltação da Vera Cruz.
Fonte: Site Canção Nova
Cruz: o amor de Deus para conosco
O Evangelho, que a liturgia nos propõe na festa da Exaltação da Santa Cruz, diz que Deus pretende construir uma relação de amor com cada um de nós; Ele se oferece na pessoa do seu Filho Jesus, pregado na Cruz.
O fato de levantarmos o olhar para Deus nos propõe uma verdade importante: somos convidados a voltar a nos relacionarmos de novo com Ele.
A Misericórdia
O fato de elevar o nosso olhar não nos deve causar medo, mas gratidão, porque tal elevação é a medida do amor com a qual Deus ama os seus filhos no Filho. Com efeito, a misericórdia de Deus ilumina as noites da nossa vida e nos permite continuar o nosso caminho.
Não há espaço para indiferença
Não podemos permanecer indiferentes diante da Cruz de Jesus: nem com Ele nem contra Ele. Trata-se de uma escolha, que deve ser feita antes de qualquer ação. A vida do cristão é o testemunho de quanto “Deus nos amou a ponto de dar seu Filho Jesus”.
Festa
A festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, conservou-se nos documentos. Contudo, na litúrgica, andou muito lentamente, sobretudo porque o dia 14 estava já ocupado pelos santos mártires Cipriano e Cornélio. A reforma litúrgica pós-conciliar restabeleceu a importância do dia de hoje, que é festa.
Significado da Cruz
Para o cristão, a cruz significa a árvore da vida, o trono, o altar da Nova Aliança: de Cristo, o novo Adão adormecido na cruz, brotou o admirável sacramento de toda a Igreja. A cruz é o sinal de Cristo sobre aqueles que no Batismo são configurados a Ele em morte e glória.
Minha oração
“Sabemos que tudo neste mundo é passageiro, mas a tua salvação através da Cruz permanece. Fazei que aprendamos a adorar a Santa Cruz e nela alcancemos força e consolo. Amém!”
Santa Cruz, sede a nossa salvação!
Comments