top of page

Família devota de Santo Antônio reza com dom Gilberto no 1º dia do Tríduo Eucarístico



(Foto: Rauny, Pascom Catedral)


O primeiro dia do tríduo da Solenidade de Corpus Christi foi marcado pela festa litúrgica de Santo Antônio, 13/6 e dom Gilberto Pastana, realizou, às 7h, as orações do primeiro dia junto com uma família, devota de Santo Antônio, no Centro de São Luís. Em seguida, o arcebispo participou da missa solene pela festa do santo, às 9h, na centenária Igreja de Santo Antônio, Centro, que foi concelebrada pelo pároco, padre Clemilton de Moraes.





O Tríduo Eucarístico – três dias de oração em preparação à Solenidade de Corpus Christi – foi pensado para mobilizar em espírito de unidade os fiéis para o próximo dia 16 de junho, onde a expectativa é reunir aproximadamente 10.000 mil pessoas. Para isso, todas as 57 paróquias da Arquidiocese estão sendo mobilizadas através do Tríduo Eucarístico, onde foi preparado um roteiro de oração, disponibilizado em forma digital (download no site https://www.arquidiocesedesaoluis.org) e em formato impresso (distribuído gratuitamente nas paróquias), e cada um dos três dias contemplam orações com núcleos comunitários distintos.





Dom Gilberto acompanhou a leitura no formato digital e no momento da oração, externou sua prece: “Que todos sejam um! Que nós busquemos sempre a unidade em nossas vidas”.

Hoje, 13 de junho, dia de Santo Antônio, o roteiro do tríduo será a oração em família. No segundo dia, 14/06, terça-feira, a oração será nas comunidades paroquiais (cada paróquia da Arquidiocese de São Luís do Maranhão é composta por um número de comunidades) e por fim, no último dia, véspera da Solenidade de Corpus Christi, quarta-feira, 15/06, a oração será na Igreja matriz da paróquia e reunirá todas as famílias e todas as comunidades.

No dia 16 de junho, quinta-feira, todos os católicos de São Luís, de todas as paróquias, estarão na programação oficial da Solenidade, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, onde após a missa solene, que acontecerá às 17h, seguirão em procissão luminosa, com parada na Igreja de São João e Igreja do Carmo, rumo à Catedral de São Luís, para benção com o Santíssimo Sacramento.


Dia de Santo Antônio e o 1º Tríduo Eucarístico da Solenidade de Corpus Christi


Dona Ana Tereza Perdigão, da paróquia Nossa Senhora da Vitória, é coordenadora dos Acólitos na Catedral da Sé, e foi a anfitriã que acolheu em sua casa o arcebispo para a oração.


(Ana Tereza, ao centro e à esquerda, Antônio Mota, seu filho, coroinha da Sé e sua irmã, formam a família que rezou com o arcebispo nesta manhã).


Em virtude de promessa feita a Santo Antônio, onomástico do filho de dona Ana Tereza, há 20 anos ela realiza, no dia 13 de junho, um momento de oração e café da manhã em sua casa e hoje o café teve a visita do Arcebispo, dom Gilberto.


“Eu sofri de uma doença grave e minha mãe me sugeriu fazer uma promessa ao santo ao qual meu filho leva o seu nome, Santo Antônio, e assim o fiz. Quando fiquei curada da enfermidade, comecei a distribuição de comidas. No início era apenas um mingau de

milho e hoje, se tornou um café da manhã completo com bolos, distribuído durante toda a manhã dos dias 13 de junho”, explica Anta Tereza, que hoje, em família, recebeu vizinhos e amigos para o momento de oração.








Participou da oração, também, padre Antônio José, pároco da Paróquia São João Batista e o diácono permanente da Igreja da Sé, Silvio Carlos Tavares.


(Da esquerda para a direita, padre Antônio José, pároco da Paróquia São João Batista, Centro; dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e o diácono permanente da Catedral de São Luís, Silvio Carlos Tavares).


Nos próximos dias, 15 e 16 de junho, o roteiro do Tríduo Eucarístico terá oração dedicada à comunidade paroquial e na matriz de cada paróquia, respectivamente. Acompanhe a programação de sua comunidade através dos canais de comunicação oficial ou siga nossas redes sociais para mais informações sobre a Solenidade de Corpus Christi.


Programação Solenidade de Corpus Christi, 16/06/2022


15h – Acolhida e apresentações de grupos de música, dança e teatro, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos.


17h – Missa Solene

Após a Missa – Procissão com o Santíssimo Sacramento, com paradas em três pontos para benção com o Santíssimo.


1º parada e benção: Igreja São João, Centro.


2ª parada e benção: Igreja do Carmo, praça João Lisboa.

 

Comments


bottom of page