Na ultima sexta-feira (7), o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, esteve reunido com 50 instituições parceiras da Igreja Católica, de forma hibrida (presencial e on-line) no encontro que ocorreu com o Grupo de Articulação Laudato Si + COP 30. O objetivo do encontro foi definir ações colaborativas e pensar no Planejamento Estratégico em preparação à Conferência sobre o Clima, CPO 30, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece no Pará, em novembro do 2025.
A reunião apresentou ainda o Escritório de Articulação REPAM-COP30, com sede em Belém (PA). No artigo publiado após a reunião do Grupo de Articulação Laudato Si + COP 30, no site da CNBB, que terá como objetivo: "fortalecer o processo de articulação dos povos amazônidas, fortalecendo suas vozes e lutas e ampliando sua capacidade de incidência política frente ao projeto 'Igreja rumo à COP 30'".
O Grupo de Articulação Laudato Si + COP30 foi criado com a proposta de elaborar ações estratégicas capazes de conjugar as forças dos diversos setores da Igreja em vista à realização da COP 30. Assim, a composição agregou em sua formação inicial, ainda na primeira reunião presencial as seguintes expressões eclesiais:
• Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração, CNBB - Padre Dário Bossi;
• REPAM-Brasil - Dorismeire Vasconcellos;
• Movimento Laudato Si´ - Eduardo Nischespois Scorsatto;
• Movimento Laudato Si´ - Igor Bastos;
• Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, CNBB - Irmã Maria Irene Lopes;
• REPAM-Brasil - Melillo Dinis;
• Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, CNBB - Frei Olavo Dotto;
• Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Valmi Bohn
Ainda em suas primeiras reuniões - que foram precedidas de ações aconteciam desde o início do ano de 2023 - foi definido pelo grupo:
se apresentaria à Presidência da CNBB nomes de bispos que pudessem compor o Grupo de Articulação; os objetivos geral e específicos, bem como, os princípios que guiam o trabalho; e que se produziria e executaria uma proposta de planejamento envolvendo o maior número de setores da Igreja tendo em vista os anos de 2024 e 2025" (Fórum Laudato Si", p.23
Durante a reunião no dia 7/6, foi apresentado ainda as diretrizes de trabalho a serem executadas a partir do Planejamento e das ações elaboradas pelo grupo. Encaminhamentos que ganharamm o reforço de dom Ricardo Hoepers, que ofereceu a estrutura da CNBB às ações empreendidas pelo grupo em vista à COP30.
Baixe agora o material do Fórum Laudato S'i
Comments