top of page

Fórum Laudato Si' : CNBB reúne com instituições parceiras em preparação para a COP30


(Grupos reunido em preparaçaõ para a COP30 | Foto: Sit CNBB)

Na ultima sexta-feira (7), o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, esteve reunido com 50 instituições parceiras da Igreja Católica, de forma hibrida (presencial e on-line) no encontro que ocorreu com o Grupo de Articulação Laudato Si + COP 30. O objetivo do encontro foi definir ações colaborativas e pensar no Planejamento Estratégico em preparação à Conferência sobre o Clima, CPO 30, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece no Pará, em novembro do 2025.


A reunião apresentou ainda o Escritório de Articulação REPAM-COP30, com sede em Belém (PA). No artigo publiado após a reunião do Grupo de Articulação Laudato Si + COP 30, no site da CNBB, que terá como objetivo: "fortalecer o processo de articulação dos povos amazônidas, fortalecendo suas vozes e lutas e ampliando sua capacidade de incidência política frente ao projeto 'Igreja rumo à COP 30'".


O Grupo de Articulação Laudato Si + COP30 foi criado com a proposta de elaborar ações estratégicas capazes de conjugar as forças dos diversos setores da Igreja em vista à realização da COP 30. Assim, a composição agregou em sua formação inicial, ainda na primeira reunião presencial as seguintes expressões eclesiais:


• Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração, CNBB - Padre Dário Bossi;

• REPAM-Brasil - Dorismeire Vasconcellos;

• Movimento Laudato Si´ - Eduardo Nischespois Scorsatto;

• Movimento Laudato Si´ - Igor Bastos;

• Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, CNBB - Irmã Maria Irene Lopes;

• REPAM-Brasil - Melillo Dinis;

• Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, CNBB - Frei Olavo Dotto;

• Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Valmi Bohn



Ainda em suas primeiras reuniões - que foram precedidas de ações aconteciam desde o início do ano de 2023 - foi definido pelo grupo:

se apresentaria à Presidência da CNBB nomes de bispos que pudessem compor o Grupo de Articulação; os objetivos geral e específicos, bem como, os princípios que guiam o trabalho; e que se produziria e executaria uma proposta de planejamento envolvendo o maior número de setores da Igreja tendo em vista os anos de 2024 e 2025" (Fórum Laudato Si", p.23

Durante a reunião no dia 7/6, foi apresentado ainda as diretrizes de trabalho a serem executadas a partir do Planejamento e das ações elaboradas pelo grupo. Encaminhamentos que ganharamm o reforço de dom Ricardo Hoepers, que ofereceu a estrutura da CNBB às ações empreendidas pelo grupo em vista à COP30.


Baixe agora o material do Fórum Laudato S'i





Comentários


bottom of page