(Foto: Ribamar Carvalho)
Na noite desta quinta-feira, 9/6, as coordenações das equipes de serviço e grupos de trabalho envolvidos na Solenidade de Corpus Christi participaram de momento de orientações e espiritualidade com dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão.
"Nós precisamos comungar a ponto de nos tornarmos alimento espiritual também aos nossos irmãos", reforçou dom Gilberto.
A reunião contou com três momentos: o primeiro, conduzido por dom Gilberto, foi um momento explicativo sobre a importância da Solenidade e sobre as características do trabalho em equipe; o segundo momento, a espiritualidade, que foi conduzido pelo padre Cláudio Corrêa, com oração do segundo dia do Tríduo e por fim, o terceiro momento, foi conduzido por Valdivan Diniz e Cássio Chaves, da equipe de coordenação do evento, que deram uma explicação geral sobre como se dará a realização do evento e orientações de caráter prático.
Livro do Tríduo Eucarístico
Na ocasião, foram lançados filtros para redes sociais e a versão impressa dos livros com roteiros para o Tríduo Eucarístico.
O livro contém sugestões de orações para cada dia (13, 14 e 15), de acordo com os temas (família, comunidade, paróquias).
Os participantes da espiritualidade receberam os livros e fizeram o roteiro do segundo dia, a oração na comunidade.
A versão impressa será entregue para Foranias que farão a distribuição para suas paróquias e estas, às suas respetivas comunidades.
(Foto: Ribamar Carvalho)
No roteiro da oração na comunidade, no encerramento, os fiéis concluirã a noite de oração com Adoração eucarística. Durante a espiritualidade desta noite (9/6), o momento foi conduzido pelo padre Cláudio Corrêa, coordenador da equipe de Celebração para a Solenidade de Corpus Christi e um dos organizadores do livro de roteiros para o Tríduo Eucarístico.
Diversas paróquias de todas as foranias estão envolvidas em seis equipes de serviço e 46 grupos de trabalho, que preparam a programação para o dia 16 de junho, no Nhozinho Santo, onde se espera mais de 10 mil fiéis.
O momento com todas as equipes e a busca da proximidade com as "ovelhas", é uma característica do método de pastoreio de dom Gilberto, que traz a herança de organização da Solenidade de Corpus Christi, com método desenvolvido por ele, em sua antiga diocese, Diocese debImperatriz (MA). Em sua última edição, em 2019, a Igreja Católica reuniu mais de 18 mil pessoas, na edição antes da pandemia.
Quando assumiu a diocese de Imperatriz, em 2005, dom Gilberto começou um trabalho missionário de catequese e valorização da Sagrada Eucaristia de forma sistemática e forte, durante as solenidades do Corpo e Sangue de Cristo. Em São Luís (MA), o desafio é retomar a Festa Litúrgica que, em um período de dois anos de restrições pela pandemia, esteve com participação resumida em transmissão online.
(Foto: Ribamar Carvalho)
Lançai às redes!
Após a espiritualidade, dom Gilberto fez a estreia do filtro desenvolvido para ações de divulgações nas redes sociais, inaugurando em seu perfil pessoal @dompastana (https://instagram.com/dompastana) e em seguida, no perfil da Arquidiocese @arquidiocesedesaoluis (https://instagram.com/@arquidiocesedesaoluis).
Para usar em suas redes o filtro e marcar os amigos na postagem, você pode clicar aqui
Na próxima segunda-feira (13/5), dia de Santo Antônio, inicia o Tríduo Eucarístico. Você pode baixar a versão digital do livro com o roteiro para as orações aqui no site ou receber em sua comunidade.
Divulgue Corpus Christi! Pois, na Eucaristia, Cristo Vive, Cristo Reina, Cristo Impera!
Комментарии