Especial de Páscoa: Ascensão do Senhor, sétimo domingo pascal

Atualizado: Mai 22

“Ide e fazei discípulos meus todos os povos...” (Mt 28,19)

Diácono transitório Bruno Mendes Pimenta

Paróquia e Santuário São José de Ribamar

Pascom Santo Antônio | Seminário Arquidiocesano

Ao celebrarmos concomitantemente a Ascensão do Senhor o Dia Mundial das Comunicações Sociais, somos chamados à construir a nossa história iluminados pela história do Mestre e, assim, influenciar positivamente a vida dos outros. O envio missionário relatado por Mateus no evangelho deste domingo é a confirmação de Sua presença em nossas vidas. “Estarei convosco todos os dias!” A história do Cristo ressuscitado perpassa o tempo (cronos) e se eterniza na memória de seus discípulos missionários, a prova disso é o nosso testemunho hoje.

A mensagem do Papa Francisco para este dia das comunicações quer motivar-nos a tecermos não apenas roupas, mas histórias de amor e verdades que desafiam a maldade e permaneçam vivas para a eternidade. Destacou o Papa: «As histórias de todos os tempos têm um “tear” comum: a estrutura prevê “heróis” – mesmo do dia-a-dia – que, para alcançar um sonho, enfrentam situações difíceis, combatem o mal movidos por uma força que os torna corajosos, a força do amor. Mergulhando dentro das histórias, podemos voltar a encontrar razões para enfrentar os desafios da vida.»

Na história que tecemos hoje todos os atores são chamados a serem protagonistas como nós, pois, no palco da vida não há lugar para meros figurantes! É preciso contracenar em harmonia com os irmãos, as irmãs e todo o cosmos que como nós são criaturas do mesmo autor, Deus Pai. Que Maria Santíssima, mulher e mãe que teceu a humanidade de Deus em seu ventre, nos inspire na construção de mundo mais fraterno e solidário.

Que tal?

1. Preparar sobre a mesa ou no oratório um quadro ou uma foto do Cristo ressuscitado e rezar com a família os mistérios gloriosos do santo terço?

2. Postar nas redes sociais histórias de superação e ou motivação para aqueles que nos seguem e curtem? Quem sabe até gravar um pequeno vídeo contando uma história bonita para incentivar gestos altruístas!?