Entrevista na Educadora e visita aos prédios da Cúria marcam 1ºdia de Dom Giulietti (Itália) na Ilha

(Dom Gilberto Pastana, dom Paolo Giulietti, Lucca Benicci e padres Cláudio Cruz e Gutemberg Feitosa | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Em São Luís desde às 1h30 da manhã desta quinta-feira (10), hora em que desembarcou no aeroporto Marechal Cunha Machado, dom Paolo Giulietti, arcebispo de Lucca, Itália, estará em São Luís até o próximo dia 14 de agosto, em visita pastoral realizada ao missionário Luca Bianucci, Fidei Donum, há 27 anos no Brasil, pelo projeto Igrejas Irmãs. Desde dezembro de 2022, Luca mora na capital maranhense com sua família e exerce a função de ecônomo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (clique na imagem para ler no site)

Ainda pela manhã, periódicos italianos em Lucca, divulgaram a visita de dom Paolo ao Brasil, em São Luís do Maranhão.

(Dom Gilberto Pastana, dom Paolo Giulietti e Lucca Bianucci)

Dom Paolo Giulietti terá uma agenda de compromissos até o dia 14 de agosto que contempla: celebrações de Missas, visitas à instituições religiosas, acompanhamento à família do missionário Lucca Bianucci e ainda atividades culturais, como o jantar com descendentes italianos promovido pelo Consulado Italiano em São Luís.

Em entrevista nesta manhã à Rádio Educadora 560Khz, emissora católica da Arquidiocese, dom Paolo falou sobre o Projeto Igrejas Irmãs e a parceria entre a Arquidiocese de Lucca e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão. O epíscopo é o bispo referencial da juventude na Arquidiocese de Lucca e levou 220 jovens para a última Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal, ocorrida no início deste mês de agosto

.

(Entrevistados pelo padre Gutemberg Feitosa, dom Gilberto Pastana, dom Paolo Giulietti e Lucca Bianucci)

As diferenças culturais e eclesiais das duas arquidioceses, é o que permite a riqueza deste "intercâmbio" de missão, realizado de forma exitosa entre as duas Igrejas de continentes tão contrastantes. O Brasil, de proporções continentais e carência de estruturas, e a Itália, com a escassez de povo católico no continente europeu, continente do qual saiu a evangelização para a América Latina. Isso faz com que as duas Igrejas aprendam formas de conduzir a missão evangelizadora e esta é a riqueza do projeto Igrejas Irmãs.

Agenda de dom Paolo Giulietti em São Luís

Nesta sexta-feira dom Paolo deverá visitar a paróquia da Boa Viagem, onde terá contato com os lugares por onde passarão os jovens missionários italianos que chegam na madrugada deste sábado (12) em São Luís.

Sexta-feira (11), visitará o Convento das Irmãs da Redenção, Vila Embratel, onde se fabricam hóstias consumidas nas Missas celebradas na Arquidiocese e à noite, participará de uma ação social desenvolvida pelo grupo da Pastoral Social na Paróquia São Maximiliano Kolbe, Vinhais, que distribui semanalmente sopão às pessoas em situação de rua no Centro de São Luís.

Sábado (12), às 9h, o epíscopo deve concelebrar com dom Gilberto Pastana a Missa de apresentação do novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar e à noite, 19h, concelebrará com dom Gilberto Missa na Paróquia Santíssima Trindade.

Domingo (13), dom Paolo concelebrará com dom Gilberto Pastana, às 10h, na Catedral Nossa Senhora da Vitória e à tarde, visitará o Santuário de São José de Ribamar e paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Segunda-feira (15), dom Paolo se despede de São Luís e segue para Rio Branco, para dar sequênia a visita pastoral que faz ao Brasil, nos lugares onde possuem padres da Arquidiocese de Lucca.

A entrevista surpresa ficou registrada no Instagram da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.