Encontro ampliado do COMIRE NE 5

Atualizado: 11 de Dez de 2019

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro 2019, na paróquia São Francisco de Assis em Alto Alegre do Pindaré, diocese de Viana-MA, realizou-se o encontro ampliado do Conselho Missionário Regional (COMIRE NE 5).

Refletimos sobre:

a) Como ser presença como sinal de um compromisso profético social, afim de que possamos ter mais clareza sobre a nossa presença nas periferias existenciais e geográficas, fortalecendo o protagonismo de quem aí vive. O texto será retomado na reunião da executiva marcada para fevereiro.

b) Os compromissos aprovados em Paraibano/MA durante a assembleia do COIMIRE, em junho passado;

c) As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil em ligação com o Programa Missionário Nacional;

d) As Orientações do Sínodo sobre a Amazônia.

Agradecemos a cada um/uma de vocês missionários representantes das dioceses que se fizeram presentes e partilharam a bonita caminhada de discípulos/missionários de Jesus em cada diocese. Logo, somos a maior riqueza da Igreja. Que alegria e que responsabilidade!

Sentimos falta dos representantes das dioceses de Carolina, Zé Doca, Brejo, São Luís e de vários organismos que fazem parte do COMIRE.

Expressamos nossa gratidão à diocese de Viana, na pessoa de padre Olivan Reis Lima, que em espírito de sinodalidade e comunhão, nos acolheu com muita fraternidade, oferecendo-nos hospedagem, e alimentação fruto da partilha das famílias. Deus recompense todos.

Das dioceses representadas, quase todas fizeram a prestação de contas da Rifa para ajudar na sustentação das atividades do COMIRE.

Ficou definido que as dioceses que ainda não prestaram contas têm até o dia 20 de dezembro para fazer o depósito e contactar padre Lúcio de Balsas. O COMIRE precisa dessa ajuda para sua autosustentação.

Caminhemos firmes e fieis no seguimento a Jesus de Nazaré, nosso Mestre, nas nossas comunidades, paróquias, dioceses na disponibilidade para acolher e contribuir para que os sinais do Reino de Deus sejam ainda mais fortes.

A assembleia ficou marcada para 26 a 28 de junho 2020. Com um grande abraço da Coordenação Executiva do Conselho Missionário Regional COMIRE NE 5. Rezem também por nós.

Alto Alegre do Pindaré, dezembro de 2019.