top of page

Encerrou domingo (16), o 23º Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em São Luís


Casais coordenadores do ECC (Encontro de Casais com Cristo) de todos os 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram neste final de semana, de 14 a 16 de julho, no Multicenter SEBRAE, na capital maranhense para a realização da 23ª edição do Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), com o tema “Matrimônio, dom de Deus, um caminho para a santidade” e como lema, a inspiração bíblica “Eles já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não pode mais separar” (Mt 19,6).


Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, anfitrião do Congresso, realizou a palestra de abertura do Congresso e presidiu a Missa do domingo (16), último dia do encontro. No dia 15 de julho, sábado, a Igreja Católica no Maranhão completou 409 anos de presença, onde teve início na capital, São Luís, dependente da Prelazia de Pernambuco, na época.



O Congresso contou com a presença de Adair José Guimarães, bispo da Diocese de Formosa (GO), referencial do ECC no Brasil e com os casais coordenadores em nível de Brasil, Maranhão e São Luís, além dos padres que auxiliam como diretores espirituais do ECC de cada um dos 19 Regionais. Em nível estadual, assessoram o ECC, padre Crizantônio da Conceição Silva, pároco da Paróquia São João Calábria, em São Luís e na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, padre Ivanildo Barros, pároco da paróquia São João Batista, no Recanto dos Vinhais.



Realizado em forma híbrida, com possibilidade de votação e participação dos membros em modo remoto, o encontro marca os 40 anos de presença do ECC na Arquidiocese de São Luís do Maranhão e 53 anos de ECC no Brasil.

 

No ano de 2020, o Encontro de Casais com Cristo completou 50 de existência no Brasil. Criado pelo padre camiliano Alfonso Pastore, em 1970, o ECC já alcançou mais de 3 milhões de casais em todo o País, tendo sua ação evangelizadora em mais de 700 comunidades na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Em 2018, o ECC realizou uma missão internacional, fazendo com que a experiência iniciada no Brasil chegasse à Montreal, no Canadá.


Sobre o Encontro de Casais com Cristo


O ECC é o serviço-escola da Pastoral Familiar no Brasil e se desenvolve em forma de retiro, onde o sigilo e a discrição são regras para a participação. Durante o retiro, os casais seguem um itinerário de reflexões, sobre a família, o ser Igreja, os documentos da Igreja e o papel da família na sociedade. A partir daí, colocam-se à disposição do serviço de Deus, dentro dos movimentos e pastorais já existentes ou nos lugares onde o pároco sugerir.


A Missa de encerramento foi presidida por dom Gilberto Pastana, concelebrada por dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa (GO)e referencial do ECC no Brasil, dom Sebastião Bandeira, bispo da Diocese de Coroatá (MA) e padres diretores espirituais do ECC no Brasil.



Reveja homilia final no canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (CLIQUE AQUI)


Veja mais fotos em nossas redes sociais (CLIQUE AQUI)



Comments


bottom of page