A Equipe Central da Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou na tarde desta quinta-feira (7), a primeira visita ao Estádio Governador João Castelo (Castelão), novo local para a Missa da Solenidade que tem expectativa de reunir mais de 40 mil fiéis da família arquidiocesana, das 59 paróquias e 15 municípios que formam a Igreja local. Lotação máxima indicada pela direção do estádio.
Na entrada do Castelão, está exposta uma placa com o número recorde de pessoas na casa em uma partida de futebol. No registro histórico consta que 91.993 mil torcedores, no dia 23 de setembro de 1998, foram ao Castelão assistir uma partida entre Brasil e Iugoslávia. Na época, o estádio ainda não havia passado pela reforma recente, onde foram fixadas cadeiras em todas as arquibancadas, o que diminuiu o número de torcedores.
A visita foi guiada pela servidora Bianca Aragão, engenheira da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), que apresentou as instalações à equipe, com presença do arcebispo, dom Gilberto Pastana, do vigário geral da Arquidiocese, padre Everaldo Araújo e do padre Jadson Borba e Silva, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, que coordena o projeto missionário de Corpus Christi.
Estiveram presentes também coordenadores de equipes centrais da Solenidade como o padre José Raimundo Trindade, que coordena a Equipe de Comunicação, diácono Jorge Ferreira, coordenador da Equipe de Serviço, Andrey Barreto, coordenador da Equipe de Animação, padre Crizantônio Conceição, coordenador da Equipe de Apoio, além do coordenadores e membros de alguns Grupos de trabalho relacionados à ações estratégicas.
Entre os coordenadores de Grupos de Trabalho estava o arquiteto Cássio Chaves, coordenador do GT Criação e Arte, setor que entre as atribuições desenvolvidas, responde pelo layout do espaço litúrgico. Estiveram presentes ainda, Neide Chaves e José Carlos Nogueira, do GT Produção, equipe que desenvolve e executa os projetos de layout desenhados para a Solenidade, Virgínia Diniz, assessora de Comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (Ascom) e Antônio Mota Neto, membro da Ascom, integrante do núcleo de fotografia e drone.
Os próximos passos
Por ocasião da primeira reunião da Equipe Central, realizada no dia 22 de outubro, foi definido um cronograma de atividades iniciais necessárias.
Entre as atividades listadas estavam: reunião dos coordenadores das sete Equipes de Serviço com seus respectivos coordenadores de GT, até o dia 28 de novembro, visita técnica ao Castelão (7/11) e após a visita e escuta dos GT, a Equipe Central voltaria a se reunir, agora para definir: o tema da Solenidade para 2025, a reengenharia necessária quanto às equipes de serviço (devido o aumento do espaço e aumento da expectativa de público, praticamente o dobro da última edição) e encaminhar o novo layout do espaço, além de tratarem de um dos temas mais esperados, a definição sobre o percurso da Procissão e Benção Final.
A 224 dias da Solenidade, espera-se que a edição que coincide com o Jubileu Ordinário de 2025, renove nos fiéis ainda mais o amor pela Eucaristia, fazendo com os que já participam, perseverem, e os que ainda não participaram, unam-se aquela que é, atualmente, a maior festividade da família arquidiocesana de São Luís do Maranhão.
Comments