Com 88 anos de vida e 61 anos de ministério presbiteral, dom Xavier Gilles de Maupeou D'Ableiges, bispo emérito da Diocese de Viana que reside em São Luís, comemorou seu aniversário natalício presidindo missa em Ação de Graças, concelebrada por dom Gilberto Pastana, e presença de amigos próximos.
Esteve ainda para celebração padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária e padre Raimundo Trindade, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma.
Um pouco sobre dom Xavier Gilles
Nascido em 16 de março de 1935, na França, dom Xavier foi ordenado presbítero em 1962, período em que veio morar no Brasil. De 1995 a 1998, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, chegando também a exercer, antes disso, a função de vigário da Arquidiocese, e moderador da Catedral. Em 1998, foi nomeado bispo da Diocese de Viana onde permaneceu até o período de sua renúncia.
No ano de 2021, foi homenageado com uma biografia escrita pelo jornalista Wilson Marques, com o título "Chamado: Vida e vocação de Dom Xavier". Sobre a inspiração de escrever, o jornalista narra:
"...durante a década de 1960 padres estrangeiros, sobretudo europeus, tiveram forte presença em nações do chamado Terceiro Mundo. Provenientes de países como França, Itália, Bélgica, muitos desses sacerdotes deixaram sua terra natal na juventude para servirem em lugares distantes, envolvendo-se tanto com as questões religiosas, como também com a luta por igualdade e justiça. No Maranhão, que se tornou a casa de vários desses religiosos, Xavier foi um dos que muito se destacou.
Desembarcando em São Luís, em 1963, o jovem francês logo passaria a trabalhar nas periferias. E, em seguida, no sofrido interior do estado. Combateu a ditadura, lutou pelas liberdades à frente de instituições como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), foi bispo de Viana. E de forma obstinada colocou-se do lado dos mais pobres, de maneira que seu nome se transformou, ao longo de décadas de atividades, numa referência no que diz respeito às lutas populares."
Nesta última semana ainda dom Xavier presidiu celebração para os seminaristas da Arquidiocese no Seminário Santo Antônio.
Veja mais fotos do aniversário de dom Gilberto hoje em nossas redes sociais.
Comments