top of page

Dom Valdeci Mendes (Brejo) manifesta solidariedade à Comunidade Tradicional de Baixão dos Rocha



(Casa destruída em Baixão dos Rocha | Foto: Ilha Rebelde)

Em nota emitida nesta segunda-feira (20), dom Valdeci Mendes, bispo da Diocese de Brejo, Regional Nordeste 5 (Maranhão), manifesta solidariedade à destruição ocorrida na comunidade tradicional de Baixão dos Rocha, município de São Benedito dos Pretos, a 240km da Capital.


Durante a madrugada do domingo (19), homens fortemente armados derrubaram casas e atearam fogo, obrigando as famílias a abandonarem o local, que desde o ano de 2021 vem sendo espaço de conflitos agrários. Ao todo 25 famílias habitam a região, em um espaço de 600 hectares.


Segundo o site de notícias G1 Maranhão, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Interma) já realizou a identificação das terras como griladas, e os produtores de soja no local possuem na Justiça um pedido de reintegração de posse, o que solicita a expulsão dos moradores.


A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, já iniciaram apuração dos fatos e ofereceram assistência às famílias.


Situada na região dos conflitos e sensível à situação de risco para com as famílias, dom Valdeci, bispo da Diocese de Brejo tem prestado manifestado solidariedade às famílias.



NOTA A BAIXÃO DOS ROCHAS
.pdf
Download PDF • 1.31MB

bottom of page