top of page

Dom Ricardo Hoepers é eleito secretário-geral da CNBB


(Dom Ricardo Hoepers, novo secretário-geral CNBB, 2023-2027 | Foto: CNBB)

Um dos bispos jovens do prelado brasileiro e atual bispo referencial da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB (2019-2023), o gaúcho dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande (RS), foi eleito na manhã desta terça-feira (25) secretário-geral da CNBB, quadriênio 2023-2027.


Desde o ano de 2021, dom Ricardo integra a Comissão Nacional de Animação do Sínodo 2021-2024, tendo sido escolhido para o mesmo quadriênio como presidente da Comissão Especial de Bioética.


Após a eleição do secretário-geral os prelados devem seguir para com as eleições para os presidentes das 12 comissões existentes da CNBB e ainda, dois representantes na Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam) e para o Sínodo.


Breve biografia de dom Ricardo Hoepers


Dom Ricardo Hoepers nasceu em 16 de dezembro de 1970, dom Ricardo ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, aos 15 anos. Foi ordenado presbítero em 1999, após ter cursado Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas na capital paranaense.


É mestre e especialista em Bioética, pela Academia Afonsiana (2011), de Roma e Faculdade São Camilo (1999), São Paulo, respectivamente. Também é mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) e doutorado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana.


Leia biografia completa no site da CNBB: clique aqui


Pronunciamento de dom Ricardo Hoepers





Comments


bottom of page