Dom Pastana realiza visita de Natal aos jovens da Unidade Canaã com a Paróquia São Maximiliano Kolbe

(Dom Gilberto e padre Hernanni Pereira, com equipe da visita na Unidade Socioeducativa Canaã | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Na manhã desse sábado, 24, véspera do Natal, dom Gilberto Pastana esteve em duas ações com o pároco, padre Hernanni Pereira, e os fiéis da Paróquia São Maximiliano Kolbe, bairro Vinhais. Dom Gilberto presidiu a missa que acontece todo sábado, às 7 horas, com transmissão pela TV Difusora (Sbt). Após a celebração, o arcebispo esteve pela primeira vez em visita na Unidade Socioeducativa Canaã, que também fica no bairro Vinhais, onde a Paróquia possui um trabalho pastoral de assistência material e espiritual com os menores infratores e suas famílias.

(Dom Gilberto Pastana e padre Hernanni, durante a missa | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Durante a celebração, dom Gilberto lembrou na homilia o período tão especial do Natal, e a importância do compromisso do cristão com a sociedade e a busca da promoção do bem comum e de dignidade ao homem. Antes de encerrar a missa, ele rezou com as famílias presentes a benção do Presépio, maior símbolo cristão do Natal, e em seguida, participou de um café da manhã partilhado com a comunidade.

(Dom Gilberto Pastana, padre Hernanni Pereira e os paroquianos da Paróquia São Maximiliano Kolbe durante café partilhado | Foto: Perla Ribeiro)

Primeira visita de dom Gilberto a Unidade Socioeducativa Canaã e a presença de Deus no meio dos jovens

Assim que chegou na Arquidiocese e visitou a Paróquia São Maximiliano Kolbe, dom Gilberto foi apresentado ao projeto que a comunidade realiza junto a Unidade Socioeducativa Canaã, através de leigos consagrados da Milícia da Imaculada, sendo essa a primeira vez que o Arcebispo consegue acompanhar a atividade.

Durante a visita, que foi seguida pela Santíssimo Sacramento levado em um ostensório pelo padre Hernanni, pároco da Paróquia São Maximiliano, e acompanhado por uma equipe de leigos paroquianos, ao som de músicas natalinas tocadas por uma violinista, dom Gilberto conversou com os jovens, dando palavras de esperança e incentivo a retomarem uma vida longe da criminalidade.

"Você sabe quem é esse aqui? (perguntou dom Gilberto a um interno, apontando para Jesus no ostensório), 'Não', respondeu o jovem. 'Esse aqui é Jesus! É ele quem te dará forçar para seguir o caminho"', disse dom Gilberto a um dos jovens. Um dos dez que hoje estavam internados na Unidade Socioeducativa Canaã.

Os jovens receberam um livro com catequese sobre Nossa Senhora, camisas de temas religiosos, e um cartão de Feliz natal de dom Gilberto.

Durante o ano o trabalho da Paróquia no Canaã é permanente. Eles realizam visitas três vezes ao mês, e nós períodos de festividade católicas como o Natal e a Páscoa, o pároco, Padre Hernanni, realiza a benção com o Santíssimo Sacramento para os jovens.

"Nas visitas ficamos das 14h às 16h com eles. Ensinamos a rezarem o terço, rezamos com eles, lemos a bíblia e sempre que possível, fazemos ações com suas famílias ", explica a leiga consagrada na Milícia da Imaculada, Silvia Jorge, e completa: "Agora vamos iniciar um trabalho de escuta, oração e a aconselhamento Espiritual com as mães dos internos.

Na noite desse dia 24 de dezembro, a Paróquia ainda promoverá uma ceia natalina para pessoas em situação de rua no Centro de São Luís.