top of page

Dom Pastana realiza Benção com o Santíssimo Sacramento nos primeiros minutos de 2023


(Dom Gilberto Pastana durante Adoração na Virada do Ano com Jesus | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Durante evento promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), que acontece há 23 anos na capital maranhense, Virada do Ano com Jesus, dom Gilberto Pastana pode presidir a missa no horário da "virada" do ano de 2022 para o ano de 2023, consagrando todos os fiéis católicos da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Esse é o primeiro ano, depois do arrefecimento da pandemia, que a RCC retoma o evento na Avenida Litorânea. Em 2022, dom Gilberto também havia celebrado a missa na Virada do Ano com Jesus, porém, o evento aconteceu na Associação Cristo Rei (ACR), sede da Renovação Carismática Católica em São Luís, no bairro Angelim.


Estavam presentes na missa o vice-Governador do Estado do Maranhão, Felipe Camarão, e dra Helena Duailibe, além do Presidente da RCC na Diocese de Caxias do Maranhão. Concelebraram com dom Gilberto, padre Hélio dos Anjos, da Pastoral do Surdo da Arquidiocese, e o diretor espiritual da RCC, frei Wanderlan Carvalho OFMCap.


O evento aconteceu na Praça dos Pescadores, Avenida Litorânea, e reuniu 1700 participantes, entre membros da RCC, e católicos de outras expressões eclesiais. O evento que tem como objetivo agradecer enquanto Igreja pelo ano que passou, e consagrar o ano novo a Deus.


Também foi ocasião do encerramento da missão nacional Jesus no Litoral, edição Maranhão (Regional NE5), que completou 12 anos de querigma no litoral ludovicense. Nesse ano o JNL teve uma participação expressiva de 300 jovens, vindos de todas as 12 Dioceses do Estado.



Antes da celebração, os missionários do Jesus no Litoral deram seu testemunho do que puderam experimentar durante esses seis dias de missão na cidade. Oliveira Júnior, coordenador estadual do Ministério Jovem, leu uma mensagem de celular que recebeu, onde um amigo havia testemunhado que ao encontrar com os missionários realizando a missão no Centro de São Luís, se sentiu comovido e sensibilizado com a presença da Igreja naqueles jovens evangelizando.


A presença expressiva e intrépida dos jovens emociona os que com eles encontram. Em abordagens criativas como a "serenata", que fizeram para dom Gilberto Pastana (dia 28/12/2022), eles conquistam corações por onde passam. Durante a manhã desse sábado (31), por exemplo, os jovens anunciavam o querigma na praia de São Marcos quando encontraram o padre Hernanni Pereira, pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe, Vinhais. Após reconhecê-lo, vejam o que fizeram:



Dom Gilberto Pastana e sua mensagem de início de ano


Na homilia da missa, dom Gilberto Pastana conduziu os fieis a refletirem sobre os sentimentos que devem habitar os corações dos cristãos quando chega o final do ano: gratidão, perdão e oração. Retomou com os presentes os principais pontos da liturgia da Palavra do dia, de modo especial, sobre a benção de Abraão. E por fim, trouxe para os fiéis a reflexão sobre a Solenidade da Mãe de Deus, e sobre o Dia Mundial da Paz.



Por fim, concluindo sua homilia, dom Pastana reforçou:


"Comecemos com um olhar novo. Sobre o nosso trabalho, a nossa casa. Olhar com olhos novos, a partir dos valores evangélicos. Comecemos o ano com um amor novo! Comece o ano com o Coração novo capaz de descobrir em tudo o rosto de um Cristo que está no meio de Deus. Amemos com um coração novo, para descobrir aos olhos de Deus tudo isso".

RCC e o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil


O Presidente arquidiocesano da RCC, Gleyvison Cunha, há um ano foi eleito para estar à frente do movimento. Aos 40 anos, traz em sua biografia o testemunho de ter sido uma liderança jovem que cresceu, amadureceu, discerniu sua vocação (matrimonial) e perseverou na "vida no Espírito".


(Dom Gilberto, Gleyvison Cunha, Presidente da RCC, e sua esposa, Letícia Cunha | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Tendo entrado no movimento no ano de 2004, foi Gleyvison Cunha, durante sua gestão como coordenador do Ministério Jovem da RCCMA, quem implantou a missão Jesus no Litoral (JNL) no Maranhão. Atualmente ele e a esposa participam ativamente da Paróquia São João Batista no Vinhais Velho, onde são membros do Grupo de Oração Fonte de Água Viva, fundado na Paróquia pelo casal no ano de 2015. Gleyvison e Letícia são apenas um entre as dezenas de casais que nasceram do movimento da RCC nas últimas duas décadas na Arquidiocese.


O número também segue em outras vocações, onde o mesmo aconteceu com o fomento de vocações presbiterais, tendo gerado e seu seio diáconos permanentes (seis diáconos, da primeira turma na Arquidiocese pertenciam a RCC: Diácono Francisco Camêlo, diácono José Ribamar Campos, José Ribamar Lima, José Ribamar Ribeiro, Celso Bastos, e George Castro), e no mesmo periodo, foi berço do discernimento vocacional de padres diocesanos e religiosos: James Dean da Silva (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Icatu), Danylo Fontes ( Santuário São José de Ribamar), padre Tiago Silva (atualmente pároco no Paraná), padre Mário Roberto Martins SSP., e os neo-sacerdotes padres Ramon Henrique, e Bryan Verde.


Vale ainda lembrar a esposa de Jesus no Carmelo São José, irmã Letícia (Mayrla), que integrava o Ministério Universidades Renovadas (MUR) da RCC, quando decidiu entrar na vida monástica.


Com tantos testemunhos de entrega vocacional, durante a missa da Virada do Ano, onde entre as intenções estava o 3º ano Vocacional do Brasil, o movimento espera que de dentro dos seus grupos de oração, nasçam muitas vocações para a Igreja, em 2023.


*veja mais fotos do evento nas redes sociais da @rccsaoluisma ou nas redes sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Comments


bottom of page