Na tarde desta quarta-feira (14), no Parque São João Paulo II, Aterro do Bacanga, com presença do Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão e de diversos secretários de estado, além de movimentos, pastorais e comunidades eclesiais da Igreja na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, aconteceu a Missa de posse de Helena Duailibe, agora gestora da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Comunidades.
A celebração foi presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do RegionalNE5, concelebrada por diversos párocos e auxiliada por diáconos permanentes da Arquidiocese.
A nova secretaria tem como proposta atender às várias comunidades humildes e por vezes esquecidas, que devido a vasta extensão territorial do Estado, permanecem sem assistência. São lugares em que a Igreja, com sua milenar estrutura comunitária, consegue chegar.
Em um breve discurso após a celebração, o Governador Carlos Brandão agradeceu a presença espiritual da Igreja nestas regiões, além da presença pastoral importante do arcebispo, dom Gilberto Pastana.
"É sinal de humildade saber ouvir. E eu quero lhe ouvir, dom Gilberto, com sua vasta sabedoria pelos vários lugares e sapiência de pastor que tens", enfatizou o chefe do Governo do Estado.
Em sua homilia, dom Gilberto pontuou a importância de ouvir as comunidades neste início de trabalho, e reforçou que a vida em comunidade e para a comunidade são atídodos para o individualismo.
A nova secretária, Helena Duailibe, tem uma história de apoio às comunidades humildes no Estado, movida pelo dever civil, mas com o reforço da fé católica. Marca registrada de sua vida.
Ao agradecer a participação de todos, no final da Missa, Helena Duailibe reforçou o compromisso de ouvir as comunidades e de se colocar a serviço dos mais pobres.
Após receber uma Bíblia e uma imagem de Nossa Senhora, a nova secretária finalizou: "Eis-me aqui!" (Lembrando as palavras de Nossa Senhora, no Magnificat, registrado na Bíblia).
Comments