top of page

Dom Gilberto preside missa em sufrágio de Bento XVI e convoca Paróquias a realizarem no dia 06/01


(Imagem: Ben Curtis / AP)

Dom Gilberto Pastana realizará na próxima sexta-feira (6), às 17h30, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, missa em sufrágio da alma do Papa emérito Bento XVI.


E nota emitida aos padres da Arquidiocese na manhã dessa quarta-feira (04), dom Gilberto orienta que todas as Paróquias também realizem missa sufrágio por essa intenção. A Missa será presidida com o rito do Missal Romano, "Santa Missa dos fieis defuntos - por um Papa", com liturgia própria para os fieis falecidos, e Lecionário Dominical no Dia dos Fieis falecidos, cor roxa (que na liturgia católica remete a penitência).


Em lugar adequado do presbitério, deverá estar uma foto do Papa falecido, e o Círio Pascal.


Dom Gilberto Pastana e o Papa emérito Bento XVI


No dia 03 de agosto de 2005, o Papa emérito Bento XVI, na época, Vigário de Cristo, nomeou o então padre Gilberto Pastana, na época, pároco da Paróquia Nossa Senhora e Fátima, em Santarém (PA), como bispo da Diocese de Imperatriz (MA) substituindo dom Affonso Felippe Gregory, que havia apresentado renúncia por motivo de idade.


Em 2010, por ocasião da visita Ad Limina dom Gilberto Pastana encontrou pessoalmente com o sucessor de Cristo que o escolhera.


(Dom Gilberto Pastana em visita Ad Limina com o Papa Bento XVI, 2010 | Foto: Arquivo pessoal Dom Pastana)

Em sequência a essa missão assumida em Imperatriz (MA), no ano de 2005, e graças a ela, dom Gilberto Pastana assume hoje a função de arcebispo de São Luís do Maranhão, nomeado no ano de 2021 pelo Papa Francisco.



ความคิดเห็น


bottom of page