Dom Gilberto Pastana viaja com bispos da Igreja do Maranhão para quinquenal visita Ad Limina em Roma


Entre os dias 27 de maio e 08 de junho, dom Gilberto Pastana e os bispos do Reginal NE 5 (Igreja do Maranhão) viajam para a visita Ad Limina Apostolorum (Visita ao limiar dos apóstolos), em Roma.


A visita acontece a cada cinco anos e consiste na ida dos bispos aos túmulos de São Pedro e São Paulo, aos Dicastérios (órgãos que ajudam no governo do Papa), às basílicas maiores (São Pedro, São João do Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior) e tem seu momento mais importante no encontro de cada bispo com o Papa. Nessa ocasião, os epíscopos conversam sobre suas respectivas dioceses e sobre os trabalhos à frente das comissões pelas quais respondem.


Durante o encontro com o Santo Padre, os Bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral de seus distritos e ouvem os conselhos do Papa. Por isso, este é considerado um momento de consolidação da fé, de comunhão e também de disciplina para com a Igreja de Roma.


Além das visitas aos túmulos dos apóstolos e aos templos maiores, Dom Gilberto visitará a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos

Sacramentos, dia 31/5 e como bispo referencial da Comunicação para o Regional NE 5, dom Gilberto. deverá visitar o Dicastério da Comunicação no dia 01/6, e o seu primeiro encontro com o Papa acontecerá no dia 02 de junho. Data significativa para dom Gilberto, pois, em 02 de junho de 2021, o Papa Francisco anunciava sua nomeação como Arcebispo de São Luís do Maranhão (até então, ele era bispo de Crato, Ceará).


A Rádio Educadora e a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese, juntamente com a comunicação do Regional NE 5, farão uma cobertura especial sobre a visita.


Sobre a retomada das visitas Ad Limina no mundo


Desde o ano de 2020 as visitas estavam suspensas devido as restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus. Neste ano, com a retomada das atividades, as visitas começaram a ser realizadas desde o dia 09 de maio.


Como o Brasil possui 317 bispos titulares e 161 bispos eméritos, os epíscopos se dividem em grupos regionais (o Brasil possui 18 regionais) para as visitas. Dos regionais do Nordeste, já realizaram a visita o Regional NE 1 (Igreja do Ceará) e o NE 4 (Igreja do Piauí).


No Regional NE 5 (Igreja do Maranhão), os 12 bispos estarão presentes na visita Ad Limina e embora a viagem de dom Gilberto ocorra entre os dias 27 de maio e 08 de junho, a programação em Roma será entre os dias 30 de maio a 04 de junho.