Na manhã desta segunda-feira (25), dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, rezou com sete famílias diante do presépio em ação promovida na Arquidiocese desde que assumiu o arcebispado em São Luís. As famílias contempladas se inscreveram no período de 3 a 21 de dezembro, através do post oficial no Instagram da arquidiocese e além das sete famílias, dom Gilberto contemplou mais uma de modo surpresa. As visitas começaram às 8h da manhã e a última casa recebeu o arcebispo às 13h30.
"Não existe símbolo mais completo para este período do que o presépio. Ele fala do Deus que se faz presente no meio de nós. Ao se reunir a redor do presépio as famílias rezam, se reconciliam, pedem graças a Deus", pontuou dom Gilberto.
Durante a visita, dom Gilberto seguiu o seguinte roteiro: Oração com as famílias diante do presépio, canto Noite Feliz e concluía com a benção natalina. Cada família recebeu ainda um cartão de Natal com dedicatória de dom Gilberto Pastana e uma benção especial de Natal.
Em alguns lugares em que foi conceder a benção, a vizinhança foi para porta de suas casas aguardar o arcebispo passar para pedir que abençoassem o Menino Jesus de seus presépios. Entre estas pessoas, uma senhorinha de 97 anos que foi para a porta pedir a benção de Natal do bispo.
Dom Gilberto Pastana tem realizado a benção dos presépios pelas dioceses por onde tem passado como forma de motivar as famílias à manterem esta piedosa tradição, tão propícia e salutar para o período natalino, onde o centro da festa é o nascimento de Jesus. Em Imperatriz, por exemplo, eram 15 casas visitadas e em Santarém, quando ainda era padre, já mobilizava os fiéis para que se voltassem à esta tradição cristã.
No ano de 2022, o sorteio das casas foi feito entre os voluntários que trabalharam na Solenidade de Corpus Christi e neste ano, a forma de sorteio foi entre os seguidores das redes sociais da Arquidiocese. Foram eles:
Luziano Campos
@luzianocampos
Paróquia São Daniel Comboni
Alessandro Sousa
@alessandrosousa_planejados
Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil
Mariléia Galvão Lins Santos
@marileiagalvao
Paróquia São Maximiliano Kolbe
Breno Fernandes
@br3nofernandes
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, capela Nossa Senhora das Graças
Cláudia da Silva Santos
@claudiasilva_clau
Paróquia São João Calábria
Claudede Pletsch
@claudetep2000
Fraternidade O Caminho
João Batista Araújo Parente
@joao.araujo.parente
Paróquia São Paulo Apóstolo
Entre as famílias visitas, histórias e testemunhos de fé compartilhados
Breno Fernandes
Breno Fernandes Silva, 28 anos, é casado com Tárcila, 29 anos, com quem tem dois filhos, José Miguel, 2 anos e Pedro, 7 meses. O casal fez a oração diante do presépio na casa dos sogros. A família presente na casa é formada pelos sogros, Franck, 54 anos e Yara, 50 anos e pelo cunhado, Talysson, 21 anos.
Tárcila e Breno, porém, não moram com os sogros. Tárcila disse ter ficado com vergonha por ter um presépio muito humilde em casa, feito de papel, confeccionado pelo filho mais velho, José Miguel, de 2 anos. O arcebispo, porém, abençoou também o presépio de José Miguel e disse à mãe que é muito bom motivar as famílias a cultivarem a piedade nas crianças.
Natural de Açailândia, Sul do Maranhão, Breno partilhou que se inscreveu no sorteio pois desejava receber a visita do arcebispo, Dom Gilberto Pastana: “Ele já era meu bispo desde o tempo em que eu morava em Açailândia”, contou-nos Breno, ao falar que se sentiu muito feliz ao ser sorteado. "Dom Gilberto foi o bispo que me Crismou!", concluiu.
Ao falar sobre a participação atualmente na Igreja local, Breno partilhou.
“Participávamos da Renovação Carismática Católica (RCC), mas acabamos deixando de participar por razão de trabalho e também com as demandas que surgiram com a chegada dos bebês. Atualmente estamos frequentando apenas as Missas. Meu sogro participa do Terço dos Homens e minha sogra das Mães que Oram pelos Filhos”.
Claudede Pletsch
Claudete Pletsch, 48 anos, gaúcha, é casada com o argentino Pablo César Rimoldi, 53 anos e mantem a tradição de ter um presépio em casa desde a infância.
Ambos são leigos, associados à Fraternidade O Caminho, em São Luís, onde são responsáveis pela catequese e formações de espiritualidade dos “filhos prediletos”, como são chamados os que estão em tratamento contra a dependência química na Chácara São Miguel Arcanjo, que fica no Panaquatira. Também estão acompanhando os imigrantes, especialmente os refugiados da Venezuela, com quem realizam a oração do Santo Terço e a preparação para a recepção dos sacramentos”. Inclusive, em janeiro, será a primeira vez que uma turma de Venezuelanos acompanhado pelo casal receberão o sacramento a 1ª Eucaristia.
Claudete e o esposo se inscreveram pois, por estarem longe de sua terra natal, desejavam ter a graça da visita do arcebispo em casa no perío
Eles acompanharam o sorteio online pelo YouTube e Claudete disse ter ficado triste por não ter sido contemplada:
“Acompanhei a divulgação do sorteio online e fiquei muito triste em não ser sorteada, porém feliz pelos que foram sorteados. Quando fui informada de que houveram desistências e que nós havíamos sido contemplados, nosso coração se encheu de alegria e gratidão a Deus. Mal pudemos acreditar! Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Sejam muito bem-vindos à nossa casa nesse Natal, a Sagrada Família de Nazaré e Nosso amado pastor, Dom Gilberto Pastana”, palavras de saudações de Claudete quando informada sobre a visita.
Durante a visita, Romoldi partilhou a tradição na Argentina de se colocar o Menino Jesus na Árvore de Natal, além do presépio.
Alessandro Sousa
Alessandro Sousa é casado com Roseana Maria Fernandes Santos de Sousa, com quem têm duas filhas, Alice, 8 anos e Rafael, 12 anos.
Ambos são da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro Cohafuma, onde Alessandro serve na Pastoral da Comunicação (Pascom), Dízimo, Terço dos homens e Encontro de Casais com Cristo (ECC). Já Roseana Maria é ministra extraordinária da sagrada comunicação eucarística, catequista e membro da Rede Mundial de Oração pelo Papa – Apostolado da Oração.
A motivação para participar do sorteio da visita do arcebispo foi reforçada pelo desejo de rezarem com a família de Roseana, que está hospedada na casa do casal para passagem das festividades do final de ano. O casal está há três meses na nova casa e foi uma grande alegria receberem o arcebispo e ainda ganhar a benção no novo lar.
Alessandro havia participado da Missa no dia em que soube que foi contemplado no sorteio e disse ter se sentido feliz e emocional, pois sentiu na Missa que Deus havia preparado algo especial para ele, o que foi confirmado com a notícia.
Marilélia Galvão Lins Santos
Marlélia Galvao Lima Santos é paroquiana da paróquia São Maximiliano Kolbe, Vinhais e mora com o esposo e três filhos. A família estará reunida no dia na casa da sogra, onde rezarão em família diante do presépio, por ocasião da visita de dom Gilberto Pastana.
Coordenadora Conselho da Comunidade Nossa Senhora das Graças, Mariléia Galvão é uma das mobilizadoras da comunidade que ajuda na distribuição de comida aos acompanhantes dos hospitais no Centro de São Luís e à população em situação de rua.
Marilélia já era seguidora da conta da Arquidiocese no Instagram antes do sorteio e ficou surpresa com a ideia do arcebispo visitar as famílias no Natal para rezar diante do presépio:
“Achei o prêmio incrível! Receber o Bispo para rezar no Dia de Natal”.
João Batista Araújo Parente
João Batista Araújo Parente é casado com Geisa Parente, de 55 anos e moram com os dois filhos, Gustavo Parente, 26 anos e Giovanna Parente, 19 anos.
Paraense, João Parente vive há 17 anos no Maranhão e pertence a paróquia São Paulo Apóstolo, bairro Renascença. Há 20 anos mantém a tradição de ter um presépio em casa, motivo pelo qual se inscreveu para participar do sorteio, considerou a “proposta magnífica”, por poder receber um arcebispo em sua casa.
Ao responder sobre o que sentiu quando foi sorteado, respondeu que sentiu “alegria e júbilo”.
“Aqui em casa e todos estão radiantes com a notícia! Aguardaremos ansiosos está abençoada visita”, testemunhou João Parente.
Cláudia da Silva Santos
Cláudia da Silva Santos mora com o esposo, Genilson Campos, 49 anos e a filha de 14 anos, Ana Clara da Silva Campos. Para a visita, Cláudia convidou mais quatro famílias, alé
Paroquiana da igreja matriz da paróquia São Cristovão, no bairro São Cristovão, Cláudia mantém há 3 anos a tradição de ter um presépio em casa. Já atuou na Pastoral Familiar e o esposo, Genilson, na Pastoral Catequética. Atualmente, devido motivos de mudança para outro estado, em virtude do trabalho, ela está sem participar de expressões eclesiais.
Inscreveu-se no sorteio por considerar a data muito significativa, “uma vez que, representando o nascimento de Cristo, exige profunda reflexão sobre nossa conduta cristã e seus reflexos na família e na vida em comunidade”, explica.
Ao ser sorteada se sentiu muito abençoada: “Estamos todos muitos felizes com essa graça recebida!”.
Luziano Matos Campos
Luziano Campos é casado com Lidiane Campos, 43 anos, com quem tem um filho de sete anos, Lizandro Arcanjo Campos. Pelo primeiro ano monta o presépio em sua casa, porém, sempre teve o exemplo da mãe, que realizava a montagem do presépio em casa.
Paroquiano da paróquia São Daniel Comboni, Luziano serve na capela Santa Luzia, Vila Dom Luís, onde exerce a função de coordenador da Comunidade Santa Luzia e catequista. É coordenador forâneo e paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom) e nível paroquial é: Ministro da Palavra, coordenador Pré-Matrimônio da Pastoral Familiar, Paróquia São Daniel Comboni, além de Membro da Comissão Arquidiocesana da Pascom.
Embora acompanhasse a montagem do presépio na comunidade, Luziano apenas agora está com o presépio em casa, onde deseja manter a tradição da família, herdada da mãe. Ele gostou tanto que quebrará o protocolo e não desmontará o presépio no Dia de Reis, como pede a tradição e postergará para fazer no dia do seu aniversário, em fevereiro.
Ao responder como se sentiu ao ser contemplado, Luziano respondeu:
“Ficamos felizes, pois não pensávamos que seríamos sorteados. Sei que a página da ‘Arqui’ é muito visitada, e sei que várias famílias têm o presépio em casa. Porém, ficamos cheio do Espírito Santo, ao saber que nossa família foi sorteada e em receber nosso pastor em nossa casa. A humildade prevalece minha casa e minha família em grande alegria, bem-vindo dom Gilberto!”.
A tradição do presépio franciscano e as surpresas de dom Pastana no período natalino
O sorteio para a Oração das famílias diante do presépio contemplou sete casas, mas oito foram visitadas. A casa do diácono permanente Carlos Vitor Barros, recebeu um presente de Natal e foi contemplada com a visita surpresa do arcebispo. A esposa do diácono Vitor, Iara e o seu filho, Mateus, também receberam felizes a surpresa.
Adepto do "estilo Papa Francisco', dom Gilberto também gosta de surpreender os fiéis. Nosso Pontífice tem por hábito fugir de protocolos mais formais e realizar visitas inesperadas em hospitais ou mesmo telefonando de forma gentil para pessoas inusitadas. Com a benção dos presépios têm sido assim, de modo que a surpresa tem virado tradição e neste ano, a casa do diácono Silvio foi contemplada para receber a visita de última hora o arcebispo.
As surpresas não pararam no diácono Vitor. Enquanto estava com a família do diácono, dom Gilberto concedeu a entrevista para duas emissoras locais da capital, com alcance em todo o estado. As equipes receberam uma benção natalina do arcebispo, que pediu que Deus siga abençoando o trabalho tão importante destes profissionais, de manter bem informada a população e com o dever de levar sempre notícias que geram vida.
Comments