Dom Gilberto Pastana realiza benção de inauguração do Hospital da Criança

(Dom Gilberto Pastana, prefeito Eduardo Braide, primeira dama, Graziela Braide e vice-prefeita, Esmênia Miranta, durante cerimônia de Benção da Cidade | Foto: Ascom ArquiSlz)

Na manhã desta terça-feira (5), dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5 (Igreja do Maranhão), realizou a benção de inauguração no Hospital da Criança, bairro Alemanha, capital maranhense, que atende mais de 100 municípios do Maranhão e estava em reforma e ampliação desde junho de 2022.

A benção foi auxiliada pelo diácono permanente Fábio Martins, da fraternidade O Caminho e aconteceu logo no início da cerimônia de inauguração, tendo a participação no rito do prefeito Eduardo Braide, da primeira dama Graziela Braide e da vice-prefeita Esmênia Miranda.

Durante sua fala, o prefeito Eduardo Braide pontuou:

"A inauguração deste hospital da criança, é uma ocasião pastoral oportuna para reunir a comunidade cristã e fazer com que os fiéis compreendam melhor o significado da doença e a importância da medicina, segundo os desígnios da Divina Providência. Esta benção que nosso arcebispo concederá, não se destina diretamente aos enfermos, mas, sobretudo, àqueles que de algum modo os assistirão e servirão. Agradeço a Deus, nosso Pai, poder entregar à população de São Luís, esta obra destinada a saúde das crianças".

O Hospital da Criança é um importante espaço de cuidado e atendimento. A reforma contou com ampliação do Centro Cirúrgico, 4 salas de cirurgias, 5 leitos de recuperação pós anestésico e ainda, 105 leitos, sendo 85 leitos de enfermaria, 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 9 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Nos serviços de imagem terão exames de tomografia e ultrassonografia.

Ao invocar a benção de Deus, dom Gilberto concluiu:

"Deus, consolação dos tristes e fortaleza dos fracos, que vos reuniu para inauguração e benção deste hospital destinado ao tratamento das crianças enfermas, vos fortaleça com a Sua Graça, de modo que, assistindo com diligente caridade as crianças doentes, nelas sirvais fielmente a Nosso Senhor Jesus Cristo".

Com a inauguração, espera-se que as crianças, sobretudo, as que mais precisam, sejam atendidas em suas necessidades mais urgentes, que apenas uma rede hospitalar equipada e com servidores diligentes no cumprimento do dever, consegue corresponder.